O Mar!
Cercando prendendo as nossas Ilhas!
Deixando o esmalte do seu salitre nas faces dos pescadores,
roncando nas areias das nossas praias, batendo a sua voz de encontro aos montes,
… deixando nos olhos dos que ficaram a nostalgia resignada de países distantes …
… Este convite de toda a hora que o Mar nos faz para a evasão!
Este desespero de querer partir e ter que ficar! …
— Poema do Mar, Jorge Barbosa

Morreu em São Vicente, o escritor Martinho de Mello Andrade, autor de 11 livros


Aos 83 anos de idade, desencarnou o escritor Martinho de Mello Andrade, na cidade de Mindelo, na Ilha de São Vicente, na madrugada do dia 03 de julho de 2018, nasceu da Ilha de São Nicolau, em 12 de novembro de 1933, filho de André Miguel Andrade e de Isabel Nobre de Mello.

Um homem que se expressava de forma abalizadora, cordial e extremamente fiel ao expor suas opiniões e conceitos sobre a Filosofia Espiritualizadora que abraçou deste jovenzinho.

Reconhece-se que Luiz de Mattos dotado de uma probidade a toda a prova, e de uma inteligência luminífera, através de pesquisas e investigações chegou, ao codificá-la, ao pináculo da perfeição espiritualista, porque soube fazer do estudo desta doutrina um recreio agradável, unindo o útil ao agradável como sói-se dizer, deleitando e ao mesmo tempo instruindo e esclarecendo espiritualmente os seres humanos. (...)” Nosso Livro de Racionalismo Cristão

Foi um dos incansáveis buscadores da verdade sobre a vida do Senhor Augusto Messias de Burgos, que sem as suas memórias, pesquisas, análises e palestras, principalmente o seu incentivo, muito pouco saberíamos sobre a obra de nosso
herói Senhor Augusto Messias de Burgos, que neste ano de 2018, o destacamos como o ano de Augusto Messias de Burgos, que se vivo fosse estaria completando 150 anos de existência.

O espírito do nosso herói Augusto Messias de Burgos, de lá das luminosidades eternas continua a espargir sobre a humanidade os seus fluídos amigos, benéficos e curadores. O espírito não tem pátria, é universal, mas cabe-nos reserva-lo uma página em letras de ouro por tudo quanto fez por Cabo Verde, mitigando a fome aos famintos e esclarecendo-lhes sobre a luz do Racionalismo Cristão, codificado pelo espírito de Luiz de Mattos que como eleito do astral superior veio iluminar o mundo.” Martinho de Mello Andrade

Dentre várias pesquisas, análises e artigos do Senhor Martinho de Mello Andrade sobre o Senhor Burgos destacamos:

=> Maninho de Burgos, Henrique Morazzo e Cônego Teixeira – Foram os precursores do Racionalismo Cristão em Cabo Verde.

=> Augusto Messias de Burgos - Sua vida e sua família, e,
para adquirir este histórico
livro, escreva para
marmellande@hotmail.com
com Sr. Luiz Alves

=> Duas pinceladas sobre a vida de Augusto Messias de Burgos.

O meu avô sempre fez os livros com a intenção de divulgar e expandir a doutrina Racionalista Cristã.” Luís Alves

Também é autor de 11 obras, já publicou algumas obras entre elas, romances, contos e livros sobre o Racionalismo Cristão, podemos citar: Nosso Livro de Racionalismo Cristão, Introdução do Racionalismo Cristão às Crianças, Escolas Racionalistas Cristãs, Drama de uma Família Cabo-verdiana, Queda do Artigo Quarto, Embaixatriz, Ilha de São Nicolau - Memórias, Pão do Espírito, Aurora Espiritual, A Chave do Cadáver e Porque Sou Racionalista Cristão.

(Clique em qualquer imagem para AMPLIAR)

A sua última obra foi precisamente sobre a filosofia espiritualista apresentada na Cidade de Mindelo, Cabo Verde, o Nosso Livro de Racionalismo Cristão.

Lançamento
Nosso Livro de Racionalismo Cristão
Aos interessados em adquirir este livro histórico “Nosso Livro de Racionalismo Cristão” de nosso Martinho de Mello Andrade, poderão escrever diretamente à família do autor, Senhor Luís Alves, no endereço; marmellande@hotmail.com
O custo de cada exemplar equivale a 1162,00 Escudos CV (livro + envio) ou 11,00 Euros, ou 13,00 US Dólares.

BIBLIOGRAFIA:

Colaborador dos jornais:
A Razão (Brasil), A Semana, Correio de São Jorge (Açores), Horizonte, Novo Jornal, Notícias, Terra Nova, Thuba (USA) e Voz do Povo

Colaborador nas revistas:
Artiletra, Fraternidade (Portugal) e Presença Crioula/Cabo-verdiana

Colaborador nos blogs:

Alguns de seus artigos e poemas publicados:


Ver a figura de Martinho de Mello Andrade era mais do que a sua forma física expressava, era uma pessoa do bem, era uma pessoa de boas palavras, sabia cultivar amizades, (...)” Antero Filipe dos Santos

Mas a elegância do filosofo autodidata Senhor Martinho de Mello Andrade, está além dos livros editados e de sua fidelidade física com a Filosofia Espiritualista Racionalista Cristã, após sua desencarnação, nos brindou uma terna e esclarecedora orientação espiritual.


Orientação espiritual de Martinho de Mello Andrade
Reunião Pública de 13/Julho/2018

Aqui me encontro junto de vós, ajudado por aqueles que posso dizer amigos verdadeiros, amigos de todas as horas, em que no momento do desenlace, aí estavam para levar meu espírito para o plano superior.

Dei de mim o que pude dar e como sabem nesta doutrina e no mundo nada acontece por acaso, tudo tem a sua razão de ser. As leis são naturais e imutáveis estão aí para todos.

Aquando da minha passagem pelo plano físico me dediquei a esta causa, mas agora estou em condições de dizer que o conhecimento que tinha foi pouco, pela grandeza que meu espírito está vivendo neste momento.
Eu sei que deixei saudades entre aqueles que foram meus familiares e os meus amigos, mas hoje o meu espírito está ainda em condições de ajudar a todos.

Meus amigos, que venham a esta casa, assimilem estes conhecimentos espirituais e ganhem a convicção, essa convicção que sempre tive nesta doutrina.

E as Forças Superiores sempre afirmaram que é dando que se recebe e hoje o meu espírito está recebendo aquilo que dei de mim durante a minha permanência na Terra.

Não posso ser mais extenso.

Que vivam a felicidade dentro desta casa e que ela seja constante mesmo fora destas instalações. Que a coragem e a força de vontade estejam sempre presentes, para distribuírem de graça o que de graça se recebe.

E parto com toda a satisfação espiritual.
Por Martinho de Mello Andrade

(Clique em qualquer imagem para AMPLIAR)


(Clique em qualquer imagem para AMPLIAR)

.