O Mar!
Cercando prendendo as nossas Ilhas!
Deixando o esmalte do seu salitre nas faces dos pescadores,
roncando nas areias das nossas praias, batendo a sua voz de encontro aos montes,
… deixando nos olhos dos que ficaram a nostalgia resignada de países distantes …
… Este convite de toda a hora que o Mar nos faz para a evasão!
Este desespero de querer partir e ter que ficar! …
— Poema do Mar, Jorge Barbosa

Votos de Feliz Ano Novo por Antão Luz

Foi sempre nosso desejo mais íntimo que houvesse paz no mundo e utilizamos, permanentemente, a melhor arma que todo o ser humano possui - O PENSAMENTO - para que esse, desiderato, um dia, venha a ser uma realidade inconteste.

A paz está dentro de cada HOMEM, portanto é ali que deve começar esse movimento de bem-querer de uns para com os outros.


Dizem que Jesus recomendou aos homens do seu tempo: "amai-vos uns aos outros". Passados 2000 anos, embora essa frase não tenha sido esquecida, com mais facilidade torturam, matam, fazem sofrer o seu semelhante e cada vez com mais requinte.


Triste situação! O pior é que, enquanto os homens não se amarem, como prognosticou Jesus, não haverá equilíbrio, paz e harmonia neste mundo, porque, até lá, há-de imperar o egoísmo, o querer ser superior aos outros, o querer fazer prevalecer o poder do mando.

Ruíram as civilizações antigas porque estavam assentes sobre alicerces de "barro". As crises têm-se sucedido, intercaladas por passageiras bonanças. Esta civilização a que pertencemos, pela mesma razão, está em derrocada.

Como muitas vezes é o sofrimento que faz o homem acordar para a realidade e compreender que é urgente modificar usos e costumes, esperemos que os grandes sofrimentos por que vem passando a humanidade, façam despertar os homens de acção.

Notamos preocupação generalizada, uma espécie de tomada de consciência de que as coisas estavam erradas e que urge lançar novas bases para uma convivência mais humana entre as criaturas.

Há necessidade que surjam homens de gabarito, com coragem e valor para dar início a esse movimento regenerador da família humana. Algo nos diz que vão aparecer esses seres valorosos, à altura da situação em que se encontra o mundo, que possam dar início à mudança que o mundo precisa.

Todavia, para além desses espíritos que vêm a este mundo preparados para amenizar o atroz sofrimento que vem fustigando a humanidade, a grande porta de saída para todas as crises encontra-se no esclarecimento espiritual - esclarecimento esse que o Racionalismo Cristão deseja ardentemente distribuir.

Quando tal se verificar, como desejamos, os vindouros, mais depressa, terão a felicidade de ver instalada no mundo Terra, a última e derradeira CIVILIZAÇÃO – a verdadeira, assente em bases sólidas.

É com este sentimento que desejamos a todos, muito especialmente aos racionalistas cristãos:

Votos de Feliz Ano Novo, Próspero e com muita Saúde, Alegria, Paz e Amor
Por Antão José Lopes da Luz
Presidente da Casa Racionalista Cristã Filial Seixal - Portugal

Poderá gostar de conhecer:
 
Um Farol na Margem Sul do Tejo
Biblioteca digital do Racionalismo Cristão
Agua Fluídica - Como prepará-la em casa
A Limpeza Psíquica
Mr. Martin Luther King Jr.