O Mar!
Cercando prendendo as nossas Ilhas!
Deixando o esmalte do seu salitre nas faces dos pescadores,
roncando nas areias das nossas praias, batendo a sua voz de encontro aos montes,
… deixando nos olhos dos que ficaram a nostalgia resignada de países distantes …
… Este convite de toda a hora que o Mar nos faz para a evasão!
Este desespero de querer partir e ter que ficar! …
— Poema do Mar, Jorge Barbosa

Ilha do Sal - Cabo Verde


Uma ilha com pessoas gentis e acolhedoras, mas o povo Salense além de atenciosa com seus visitantes se orgulha de suas localidades de Santa Maria, Espargos, Murdeira ou o Porto de Vila das Palmeiras, nos seus cenários existem praias fantásticas, com sua rica biodiversidade e salinidade — suas águas são terapêuticas — esta ilha é um dos lugares de Cabo Verde que se recomenda retornar para uma visita de repouso e revitalização.

Actualmente a Ilha do Sal é considerada por muitos visitantes ou residentes como uma das ilhas mais ricas em potencial de turismo, pois além da vida agradável ao descanso, oferece lindas paisagens e praias favoráveis ao desporto aquático. Também há uma tendência natural dos residentes de outras ilhas a transferirem suas residências a esta aprazível ilha.

“Uma pouquinho de seu passado”
Originalmente, a ilha foi baptizada com o nome de "Lhana", mas apenas alguns anos mais tarde, após o início da exploração de sal em Pedra de Lume, o nome foi mudado para "Sal". Naquela época devido à falta de água potável e aridez do solo, a ilha permaneceu deserta até ao século XIX, mas hoje esta ilha oferece recursos urbanos de qualquer cidade promissora com postos de atendimento médico, mercados e edifícios históricos.


A ilha do Sal nos oferece praias de areia branca e exuberantes, é costumeiramente brindada por bons ventos o que favorece aos desportos aquáticos nomeadamente, natação, surf, windsurf, pesca e vela, também é uma das mais áridas ilhas e a mais plana do arquipélago. Seu ponto mais alto, Monte Grande, eleva-se a 406m acima do nível do mar.

Mas a Ilha do Sal além de seu potencial turístico, é uma das principais fontes geradoras de riquezas deste belíssimo país de Cabo Verde.

Suas principais localidades para visita são: Santa Maria, Espargos, Murdeira e o Porto de Vila das Palmeiras, se tiver dúvida não deixe de visitar essa bela ilha para conferir, com certeza encontrará muito mais.

Casas Racionalistas Cristãs – Ilha do Sal – Cabo Verde













Ilha do Sal
Rua 8 de Março
Espargos
Ilha do Sal - CABO VERDE
Presidente: Sr. Vicente Ramos Livramento

Santa Maria
Tanquinho Norte
Caixa Postal 19
Ilha do Sal
Santa Maria - CABO VERDE
Presidente: Sr. José Julio da Luz

Correspondente - Espargos
Ilha do Sal - CABO VERDE
Presidente: Sr. Manuel Santos











Fonte:
http:// www capeverdetriathlon com/TriathlonP asp
http:// www bela vista net Boa Vista map e aspx
http:// www asemana publ cv spip php
http:// sos stamaria blogspot com

Informações suplementares aos amantes do thriatlon

Vejamos o que diz o Jovem prefeito Jorge Eduardo para fortalecer o thriathlon circuíto mundial na Ilha do Sal:

“Nós estamos trabalhando atualmente com a Máquina fotográfica Municipal (chancelarias do governo locais) em Sal achar a melhor possível rota para o Triathlon de Cabo Verde. O Prefeito, Jorge Eduardo St. de Aubyn o Figueiredo (esquerda), e o ministro para Esporte e o Jovem está ansioso achar brincando bons e gravatas comerciais para a ilha e ver Sal e triathlon como sócios naturais.”

As Ilhas de Cabo Verde são aproximadamente 1000 milhas do equador e têm um clima quase perfeito. Temperaturas são estáveis, entre 22o e 30o centígrado durante o ano todo, e não há nenhum furacão para combater com, assim você tem um clima caribenho quase perfeito com nenhum dos problemas associados.

O que é mais, não há nenhum lugar melhor provavelmente no mundo treinar para triathlon durante o inverno, com temperaturas de oceano que raramente imergem debaixo de 21o e uma população amigável que não tentam forçar os ciclistas fora a estrada.

Sal está a uma distância de só 3.5 horas através de voo direto do Lisboa e com só uma 1 ou 2 diferença de tempo de hora você não sofre nenhum atraso de jato, como você faz ao viajar para o Caribe.

O destino de inverno mais comparável é Lanzarote, mas sendo mais adiante aproximadamente 800 milhas sul você podem ver da mesa debaixo de sal tem um padrão de tempo melhor.

Fonte:
http: // www.capeverdetriathlon.com/TriathlonP.asp
 
Complexo turístico internacional ClubHotel Rio Funama - Ilha do Sal