O Mar!
Cercando prendendo as nossas Ilhas!
Deixando o esmalte do seu salitre nas faces dos pescadores,
roncando nas areias das nossas praias, batendo a sua voz de encontro aos montes,
… deixando nos olhos dos que ficaram a nostalgia resignada de países distantes …
… Este convite de toda a hora que o Mar nos faz para a evasão!
Este desespero de querer partir e ter que ficar! …
— Poema do Mar, Jorge Barbosa

Uma boa luta faz bem ao espírito e o gratifica - Martin Luther King

Uma boa luta faz bem ao espírito e o gratifica. A maior das lutas faz o espírito crescer, elevando-o a patamares nunca antes cogitados.

A maior luta que um ser humano pode ter é a de ser responsável pelo esclarecimento da humanidade; maior luta não pode haver. O esclarecimento encaminhará os espíritos para outra era.

Esta Doutrina dá a quem nela trabalha a maior das lutas, a mais enobrecedora e a mais elevada. Os que se dedicam ao Racionalismo Cristão estão preparando o terreno para o esclarecimento, e prepará-lo é muito difícil, é muito árduo e muito sofrido. Porém mais tarde a humanidade colherá os frutos que hoje estão sendo plantados.

Nos momentos difíceis muitos acharão que é uma luta inglória, que é uma luta sem retorno, mas não é. Estejam, meus amigos, sempre atentos e fazendo jus a esta grande Causa da qual fazem parte.

A humanidade está precisando mudar para elevar-se, para entrar numa nova era de mais felicidade, de mais elevação.

Poderá haver neste mundo luta mais elevada do que esta? Não há, estejam certos. Fiquem com estas palavras incentivadoras e continuem preparando o terreno, que a colheita será saborosa.

O Racionalismo Cristão crescerá, e muito, nos anos vindouros, porque para isso a Plêiade do Astral Superior trabalha incansavelmente.

Uma boa luta faz bem ao espírito e o gratifica