O Mar!
Cercando prendendo as nossas Ilhas!
Deixando o esmalte do seu salitre nas faces dos pescadores,
roncando nas areias das nossas praias, batendo a sua voz de encontro aos montes,
… deixando nos olhos dos que ficaram a nostalgia resignada de países distantes …
… Este convite de toda a hora que o Mar nos faz para a evasão!
Este desespero de querer partir e ter que ficar! …
— Poema do Mar, Jorge Barbosa

A Ti Cabo Verde Querido por Aida Luz

Queria ser poeta e em poema poder cantar,
Queria ser pintor e em tela poder pintar,
Queria saber tocar e em música transformar,
Queria ser trovadora e em cânticos ecoar,
Queria, enfim, tudo dominar e demonstrar,
Qual meu verdadeiro sentir em relação a Ti.

Meu País idolatrado, Pátria de meu Amor,
Berço amado de nossos filhos,
Para mim meu segundo lar escolhido,
A Ti devo minha realização como pessoa,
Mulher, esposa e mãe.

Em Ti vivi meus sonhos de menina, me tornei
Moça e mulher.
Em Teu ventre chorei e ri minhas tristezas e alegrias,
Em Ti desvendei e cimentei meu auto conhecimento,
Como Ser, Partícula do Todo.

A Ti pois, Meu Cabo Verde querido,
Minha eterna amizade, minhas gratas
Recordações,
Minha saudade infinita,

Meu permanente pensamento,
Meu eterno e sincero agradecimento,
Por Te teres a mim doado,
E, ofertado a possibilidade,
De a Ti me doar também.

Que não deixando de ser o que foste,
Te tornes maior ainda, num abrigar constante
De todos os Povos, indiscriminadamente.

A TI CABO VERDE QUERIDO
Aida Almeida Lopes da Luz

Título Publicado nos endereços:
http://caminhosdavidaaidaluz.blogspot.com/2010/01/ti-cabo-verde-querido.html
http://gotasdeorvalhoarmindalopes.blogspot.com/2010/01/ti-cabo-verde-querido.html