O Mar!
Cercando prendendo as nossas Ilhas!
Deixando o esmalte do seu salitre nas faces dos pescadores,
roncando nas areias das nossas praias, batendo a sua voz de encontro aos montes,
… deixando nos olhos dos que ficaram a nostalgia resignada de países distantes …
… Este convite de toda a hora que o Mar nos faz para a evasão!
Este desespero de querer partir e ter que ficar! …
— Poema do Mar, Jorge Barbosa

Tito Paris - Dança Ma Mi Crioula

Tito Paris músico, compositor e intérprete, nascido em 30 de Maio de 1963, na cidade do Mindelo, na Ilha de São Vicente. Radicado em Lisboa, um dos responsáveis pela divulgação da música Cabo-verdiana.


Criado numa família apaixonada pela música, desde menino aprendeu os primeiros acordes na guitarra com sua irmã, assim rodeado de irmãos e seu querido primo Baú, aflorava ainda mais sua paixão pela música.

Amparado pelo músico Bana, aos 19 anos embarcou para Lisboa, tocou no agrupamento Voz de Cabo Verde por 4 anos. Iniciou sua carreira solo, tornando-se um dos músicos Cabo-verdianos mais conhecidos de Lisboa.

Lançou e produziu o seu primeiro álbum em 1987, “Fidjo Maguado”. Depois vieram outros álbuns como "Dança Ma Mi criola", "Graça de Tchega", e outros mais ao vivo e acústicos, além de "Guilhermina".

Tito Paris onde quer que se apresente personifica a alma cabo-verdiana, com a sua guitarra ora melancólica ora frenética, a sua voz indolente e o swing com que nos embala fazem dele um dos ícones da moderna música luso-africana, retratista sonoro da ascendência africana, mas também do Portugal cosmopolita e da comunidade cabo-verdiana na diáspora.
.

Dança Ma Mi Crioula


O pescador
.
Mãe Querida
.
Ñha pretinha
.
Ñha Sina
.
Mar Azul
.
Morna
.
Otilia / Otilia
.
Fonte: Pequisa livre na Intrernet
Tags: