O Mar!
Cercando prendendo as nossas Ilhas!
Deixando o esmalte do seu salitre nas faces dos pescadores,
roncando nas areias das nossas praias, batendo a sua voz de encontro aos montes,
… deixando nos olhos dos que ficaram a nostalgia resignada de países distantes …
… Este convite de toda a hora que o Mar nos faz para a evasão!
Este desespero de querer partir e ter que ficar! …
— Poema do Mar, Jorge Barbosa

Operários do Bem!

Recebemos esta colaboração do Sr. Mário Marinho de Souza, agradecendo a todos bravos Cabo-verdianos “operários do bem” de seus deveres e responsabilidades, por levarem nossa Doutrina além fronteiras.

Operários do Bem

Todos racionalistas cristãos convictos (não confundir com fanáticos e convencionais das seitas e religiões).

Somos HERÓIS DO PENSAMENTO!


Realmente, num mundo materializado como este está, cheio de conflitos pessoais e coletivos; numa época embrutecedora como a que estamos vivendo, com consumismo avassalador e acenos ininterruptos de egoísmos sedutores, vai o racionalista cristão sobrenando às intempéries - sem parecer honesto demais nem pretensioso.


Na sua simplicidade de conduta cristã, interagindo sem alardes com o meio inóspito da mediocridade, ele é o verdadeiro herói anônimo de nosso tempo!

Sabe que carrega consigo a chama olímpica da Verdade e, nada obstante, procura ser tolerante e compassivo com todos aqueles que veêm nele um desapegado excêntrico ou um estóico singular.


Mór das vezes é um solitário em seu meio onde suas idéias honestas e diretas obnubilam-se sob os critérios duvidosos e parcialistas da vulgaridade.

A despeito disso, no entanto, segue seu caminho de fronte erguida, com a razão serena, com o semblante firme e pacífico dos vencedores.

É um soldado consciente, que bem conhece seus deveres e os cumpre com lealdade e acerto - sem barbarismos, sem golpes baixos, sem traições. Deveras, é um cidadão comum, um operário do Bem - um incansável General semeador fecundo de TODAS AS VITÓRIAS! Abraços do Pedro Pesce.

Título publicado no endereço

Aforismos Pedro Pesce

Poderá gostar de conhecer:

► O homem a espécie mais poderosa do mundo