O Mar!
Cercando prendendo as nossas Ilhas!
Deixando o esmalte do seu salitre nas faces dos pescadores,
roncando nas areias das nossas praias, batendo a sua voz de encontro aos montes,
… deixando nos olhos dos que ficaram a nostalgia resignada de países distantes …
… Este convite de toda a hora que o Mar nos faz para a evasão!
Este desespero de querer partir e ter que ficar! …
— Poema do Mar, Jorge Barbosa

Bens Materiais - Martinho de Mello Andrade

Os bens materiais são o complemento lógico e indispensável na vida da espécie humana, pois o corpo precisa manter-se em forma, isto é, com o respaldo do conforto que a vida terrena lhe impõe, para a sua sobrevivência, de modo a proporcionar-lhe meios adequados à sua evolução.

O objetivo de qualquer espírito encarnado é vir ao planeta Terra resgatar erros, substituí-los por virtudes e orientar-se na senda do progresso evolutivo, à exceção de alguns espíritos que, já evoluídos, vêm ao planeta Terra em missão especial, trazendo novos conhecimentos aos encarnados, possibilitando-lhes maior e melhor avanço na evolução. Portanto, na Terra há espíritos em situação de provação, expiação e missão.


A fonte de bens materiais está no trabalho da criatura, bens que deverão ser adquiridos com os seus próprios esforços e legitimidade. Desse modo, esses bens progridem, formando riquezas que não são limitadas, uma vez que, na origem e formação, não houve prejuízos a terceiros – que também são criaturas que precisam viver – atendendo a que todos os encarnados são irmãos em essência, atravessando a mesma ponte que é o planeta Terra, onde tudo é fortuito, provisório a momentâneo, e o que é da Terra na Terra fica.

Os bens mal adquiridos trazem no seu germe o vírus da desgraça e destruição, que provocará, no tempo devido, a sua implosão. Os seres humanos, nomeadamente os da faixa mais carente, não deverão invejar bens e/ou riquezas alheias, por razões várias, principalmente por desconhecerem a sua origem.

A verdadeira riqueza consiste em ter a consciência tranqüila, gozar de boa saúde e ter o conhecimento de si mesmo, das duas vidas – material e espiritual – sendo a material passageira e transitória, e a espiritual, para sempre, eterna.

A Doutrina do Racionalismo Cristão nos ensina e estamos convictos de que a criatura partilha de suas naturezas: a material e a espiritual. Daí se conclui que, pelo corpo, tomamos conhecimento de tudo que é de natureza material e, pelo espírito, participamos do conhecimento de tudo que é de natureza espiritual.

A chave do sucesso do homem ou da mulher está em saber dosar e distinguir com discernimento essas duas vidas e segui-las em paralelo.

Quando, por ignorância da vida espiritual, o ser humano materializa-se, empolgando-se nos seus bens materiais, pensando que tudo se acaba com a morte, isto é, com o desprendimento do espírito do corpo físico, a sua vinda à Terra ficou na estaca zero, devendo por isso retornar à Terra quando for oportuno, para dar cumprimento ao programa que elabora no seu mundo, antes de baixar à Terra.

Bens Materiais
Por Martinho de Mello Andrade

Martinho de Mello Andrade é militante da Casa Racionalista de Mindelo, Cabo Verde.