O Mar!
Cercando prendendo as nossas Ilhas!
Deixando o esmalte do seu salitre nas faces dos pescadores,
roncando nas areias das nossas praias, batendo a sua voz de encontro aos montes,
… deixando nos olhos dos que ficaram a nostalgia resignada de países distantes …
… Este convite de toda a hora que o Mar nos faz para a evasão!
Este desespero de querer partir e ter que ficar! …
— Poema do Mar, Jorge Barbosa

Comemoração dos 100 anos do Racionalismo Cristão em Cabo Verde por Professor Alcides Ramos!

Queridos companheiros e amigos Racionalistas Cristãos!

Para todos as minhas saudações amigas!

Primeiro, quero agradecer todo carinho, todas as irradiações fraternais que nos foram endereçadas na semana, da realização das solenidades do 1º centenário da chegada do Racionalismo Cristão à Cabo Verde.

Nós estamos verdadeiramente gratos pela vossa amizade e carinho.

Não há palavras que podem descrever alegria que sentimos durante a semana a quanto da realização da actividades; também não há palavras que podem descrever a interacção com os nossos convidados e amigos que vieram do Brasil, Portugal, Açores e da diáspora caboverdiana.

O ponto alto dessas comemorações aconteceu no sábado na academia Jotamonte onde foram realizadas palestras e cerimónia oficial de encerramento. (Não vou pronunciar sobre os dias anteriores porque já foi feito pelo meu amigo Francisco Évora)

Em relação a primeira palestra realizada pelo Eng. Nemecio Rogério, Director da Filial Sorocaba – S. Paulo Brasil, intitulada a “A Nossa Força Interior”, houve muito interesse por parte dos assistentes, onde foram colocadas muitas questões ao palestrante.

A seguir o Presidente em exercício do Racionalismo Cristão Gilberto Silva, como lhe é característico, de forma eloquente e incisivo na apresentação do tema “Racionalismo Cristão no século XXI”, deslumbrou os presentes de tal forma, que muitos não resistiram à elogiá-lo. Pudemos afirmar que ele conseguiu conquistar os Racionalistas das ilhas, em que este povo o retribuiu com a sua Morabeza; com o seu amor, carinho e anseiam o seu regresso à ilha de S. Vicente quanto antes.

Focando nalguns pontos da sua palestra: Sr. Gilberto Silva foi incisivo em sugerir que a comissão central da organização dos eventos, deve continuar a trabalhar transformando numa comissão de divulgação; “não arrefecem esse trabalho” assim dizia o Presidente. Mais adiante, sublinhou que deve haver atendimento personalizado; “a Doutrina sempre caracterizou por ajudar. Por isso tem que ter militantes para receber as pessoas necessitadas. E nesse sentido é necessário que o dia e o horário sejam divulgados”, assim dizia Gilberto Silva.

Ainda falou da Doutrina que deve estar virada para as crianças e jovens. Se não há espaços! É preciso criá-los; é necessário criatividade; criar escolas para crianças utilizando esses livros “AS AVENTURAS DA FAMILIA MATTOS”.

Também aconselhou mais interacção entre as casas racionalistas; aconselhou a realização de escalas comuns de Doutrinadores da região. Enfim disse muita coisa.
Finalmente, antes do encerramento oficial, aconteceu um momento ímpar de muita sensibilidade: crianças da escolinha “João Cleofas Martins” da Filial do Maderalzinho abrilhantaram os presentes com três músicas sob a direcção do maestro Manuel Ramos mais conhecido por Manu-Ramos Militante desta Filial. A primeira canção tinha como título “DEZ GRÃOZINHOS DE TERRA”, singela homenagem ao compositor Jotamonte desta linda morna que deu nome a esta academia onde uma parte dos eventos fora realizada; também esta composição homenageava o povo dessas ilhas juntamente com os caboverdianos na diáspora.

A segunda canção com o título “GESTO SOLIDÁRIO”, compositor Manu-Ramos; exortava as pessoas a fazer o bem sempre, principalmente observar; reparar o semelhante que nos rodeia, que muitas vezes tem falta de um gesto solidário que poderá minimizar o seu sofrimento.

A última interpretação o momento muito elevado “HINO SEMENTES DO BEM”, que é sobejamente conhecido, pois foi interpretado no ano passado no Centenário do Racionalismo Cristão e no sesquicentenário do nascimento de Luis de Mattos e que está contido no DVD duplo editado pela Casa Chefe.

A seguir, o coordenador da Comissão Central da Organização do evento 1º Centenário do Racionalismo Cristão em Cabo Verde e representante da Casa-Chefe para as ilhas de S.Antão, S. Vicente e S.Nicolau, Sr. Antero Filipe dos Santos, fez um brilhante discurso fazendo um balanço dos eventos, agradecendo os visitantes por terem com as suas presenças abrilhantado as festividades. De uma forma expressiva falou das presidências das reuniões públicas de quarta-feira 02/11/11 pelos Presidentes e Doutrinadores das Casas visitantes que vieram do Brasil, nas filiais da ilha palco dos eventos, sublinhando que foi uma boa experiência.

Finalmente, o Presidente em exercício do Racionalismo Cristão Gilberto Silva de mãos dadas com a sua esposa Iracy Silva, fez o discurso de encerramento, entre outros assuntos apelou aos militantes e dirigentes do Racionalismo Cristão presentes, para que haja mais respeito e amizade entre os racionalistas cristãos, porque só assim que pode haver união e o mesmo querer em relação a doutrina; só assim que pudemos ser fortes, para melhor a divulgarmos.

À noite às 20:00 horas na Gare Marítima aconteceu o jantar de encerramento, momento de descontracção, de convívio entre os presentes, com a presença do conjunto serenata que abrilhantou a noite com quinze canções homenageando os países e locais que existem filiais do Racionalismo Cristão e praticam a doutrina. Como podem ver a lista:

 
Os intérpretes foram Costantino, Manu-Ramos e Nilza. Também o grande músico conhecido por “Vojinha”, amigo do Racionalismo Cristão tocou algumas músicas com a sua guitarra acompanhado pelo conjunto serenata. Como bem disse ele, estava a cumprir uma promessa a pedido do Sr. Gilberto Silva, um pedido que fora feito no ano passado em 2010 no centenário da codificação do Racionalismo Cristão, que na altura não fora realizado no “Ponte d` água” por causa de intempéries climatéricas, ou seja por causa da chuva.

E no fim mesmo a cair do pano quando passava da uma a delegação que veio do Brasil chefiada pelo Presidente em exercício do Racionalismo o Cristão Sr. Gilberto Silva, a delegação de Portugal na pessoa de Maria do Céu, Açores na pessoa de Horácio Machado, foram agraciados com brindes. A juntar este momento de muita emoção e amor entrelaçaram vários discursos de parte a parte, onde se pode destacar o carinho e a morabeza que os visitantes sentiram em pisar essas ilhas e a confraternizar connosco nestes eventos de comemoração dos cem anos da chegada do Racionalismo Cristão à Cabo Verde.


Comemorações dos 100 anos do Racionalismo Cristão em Cabo Verde
por Alcides João Ramos
Director Secretário da Filial da avenida da Holanda
S. Vicente - Cabo Verde
 
Poderá gostar de conhecer:

Casas Racionalistas Cristãs espalhadas pelo mundo
Biblioteca digital do Racionalismo Cristão
Agua Fluídica - Como prepará-la em casa
A Limpeza Psíquica
Mr. Martin Luther King Jr.