O Mar!
Cercando prendendo as nossas Ilhas!
Deixando o esmalte do seu salitre nas faces dos pescadores,
roncando nas areias das nossas praias, batendo a sua voz de encontro aos montes,
… deixando nos olhos dos que ficaram a nostalgia resignada de países distantes …
… Este convite de toda a hora que o Mar nos faz para a evasão!
Este desespero de querer partir e ter que ficar! …
— Poema do Mar, Jorge Barbosa

Essenciais valores de um espírito por Ana Paula Oliveira

Aos amigos Cabo-Verdianos

É sem dúvida um marco na história, estas comemorações do Centenário do RC em cabo Verde!
Um marco na história e a existência de um passado, e das memórias comuns entre estes três países: Portugal - Brasil - Cabo Verde.
São povos e culturas que se entrelaçaram na partilha de um valioso património cultural e espiritual.
São elos do passado que permanecem vivos no presente! São eternos laços de amizade, que jamais se quebraram!

A minha homenagem ao povo Cabo Verdiano!
Ana Paula de Oliveira



Essenciais valores de um espírito

O universo é uma "Obra" da Força Criadora composta por duas componentes essenciais: a Força e a Matéria.

Tudo que existe no Universo se baseia nesta síntese e dela resulta toda a nossa existência, traduzida por códigos genéticos e ilustrada pela biodiversidade de espécies vegetais e animais, e até pelos minerais.

O homem como resultado desta “obra” magnífica da Força criadora, partícula de inteligência universal, surgiu neste universo por evolução e se compõe por semelhança da mesma força e matéria.

E a força é transposta no homem através da sua alma ou Espírito.

E o Espírito é força que anima o corpo físico do homem (matéria), é inteligência, é poder criador.

O Espírito usa-se da matéria para a sua evolução.

E a evolução do Espírito dá-se quando este é capaz de desenvolver os seus atributos espirituais.

Os atributos do Espírito são inerentes ao todo, produzem movimento em forma de vibração, quando postos em acção, penetrando no espaço infinito do universo e sintonizando com este de acordo com a vibração emitida.

Os principais atributos do Espírito são a inteligência, o raciocínio, a vontade, a consciência de si mesmo, o domínio próprio, o equilíbrio mental, a lógica, a percepção, a sensibilidade, a capacidade de concepção, e o carácter.

Assim, o Espírito evolui quando exerce domínio sobre si mesmo e vontade firme e forte para combater os maus hábitos e as imperfeições da personalidade, usando para isso o seu livre arbítrio direccionado para o bem.

Quando usando-se da sua inteligência e do seu raciocínio é capaz de alcançar uma lucidez que possam clarear a sua mente, de forma a reconhecer os seus erros, antes que ocorram ou exterminá-los do seu viver ao compreende-los de forma consciente.

O Espírito desenvolve o seu valor quando toma consciência de si mesmo, da sua singela natureza como ser humano, da sua simplicidade natural, respeitando-se a si e aos outros, sabendo avaliar as suas capacidades e atitudes e principalmente responsabilizando-se por elas. Usando de modéstia em seu viver, equilíbrio nas suas escolhas, calma, segurança, confiança e serenidade das suas atitudes, substituído impulsos, instintos, temperamentos voluntariosos, fanatismo, misticismo, dogmas e desejos que levam aos vícios e as fraquezas, fortalecendo assim as duas colunas mestras que são a vontade e o pensamento, que despertam o raciocínio e a inteligência e iluminam o seu espírito, permitindo a sua evolução.

Em trajectória evolutiva o Espírito vai reconhecendo a sua sensibilidade e percepção à realidade da vida, que é a vida do Espírito, fazendo bem as suas escolhas ao usar o seu livre arbítrio com maior atenção.

Os essenciais valores espirituais vão despertando pela reflexão diária, cuidado no seu viver quotidiano, e o aprimoramento espiritual desenvolve tornando-se a criatura coerente e congruente nas suas acções, lapidando, em ascensão o seu carácter, tornando-se uma criatura com firmeza espiritual.

Contudo, estes valores essenciais só serão reconhecidos com maior tónica, quando a criatura se conhecer como alma e corpo ou Força e Matéria. Este reconhecimento vai paulatinamente dominar o seu "Eu" animal, vai domesticar o seu "eu" mal-educado e vaidoso e permitirá fundamentalmente encarar as vicissitudes da vida e os vendavais com maior domínio, suportando melhor os sofrimentos e a dor das injustiças, ingratidões, desilusões e misérias humanas, não enfraquecendo mas alteando sua mente para a luz e inteligência.

"O Racionalismo Cristão prepara o homem para a luta, fazendo-o conhecer o valor do pensamento, o valor da lei da atracção, o valor de uma boa irradiação e o valor sobretudo, da energia espiritual vinda dos seus princípios" Clássicos do racionalismo Cristão de Luíz de Mattos, página 170, "Energizar"

Reconhecidamente a evolução espiritual é processada com maior facilidade, quando a criatura toma a decisão e adquire o poder de querer mudar as suas atitudes perante a vida, e o encontro com os princípios racionalistas cristãos, a prática efectiva das irradiações ou a frequência às casas Racionalistas Cristãs são decididamente um oásis no meio do deserto, um farol a iluminar o caminho para uma trajectória evolutiva do Espírito e consequentemente um meio de reconhecimento dos valores essenciais do espírito

Essenciais valores de um espírito
Ana Paula Oliveira