O Mar!
Cercando prendendo as nossas Ilhas!
Deixando o esmalte do seu salitre nas faces dos pescadores,
roncando nas areias das nossas praias, batendo a sua voz de encontro aos montes,
… deixando nos olhos dos que ficaram a nostalgia resignada de países distantes …
… Este convite de toda a hora que o Mar nos faz para a evasão!
Este desespero de querer partir e ter que ficar! …
— Poema do Mar, Jorge Barbosa

100 anos do Racionalismo Cristão em Cabo Verde


O Centenário do Racionalismo Cristão em Cabo Verde, comemorado no Mindelo, cidade na Ilha de São Vicente, de 30 de outubro a 5 de novembro, teve a participação de incontável número de assistentes, da vibrante e sempre acolhedora militância local e de diversas Casas da jovem e promissora república insular.

Delegações do Brasil, de Portugal e Açores, dos Estados Unidos, da Holanda e do
Senegal abrilhantaram com suas presenças as comemorações em São Vicente.

Imprensa, rádio e televisão deram total cobertura aos eventos comemorativos, com entrevistas ao vivo e uma coletiva do presidente em exercício da Doutrina, Gilberto Silva, além da visita oficial à Câmara Municipal de São Vicente, onde racionalistas cristãos foram recebidos pelo presidente da Casa, Augusto Neves.

Toda a manifestação de carinho e respeito abraçou eventos de elevada magnitude, como as palestras do presidente da Filial Avenida de Holanda, João Lima  (O Racionalismo Cristão na clandestinidade em Cabo Verde), do presidente da Filial Lombardkade, na cidade de Roterdã, Vitorino Chantre  (O Racionalismo Cristão na diáspora cabo-verdiana)  e do diretor da Filial Sorocaba (SP)  Nemecio Rogério Moro Peres  (A nossa força interior), que apresentou também o tema O despertar para a espiritualidade, da lavra de Caruso Samel.


LIVRO

Com igual brilhantismo dos demais palestrantes, o antropólogo João Vasconcelos, professor da Universidade de Lisboa, discorreu sobre o tema Implantação do Racionalismo Cristão em Cabo Verde e autografou o livro História do Racionalismo Cristão em São Vicente, de 1911 a 1940, que lançou dentro da comemoração do centenário.
As reuniões de trabalho de médiuns e de dirigentes das casas racionalistas cristãs, em que foram dirimidas dúvidas sobre atendimento ao público e práticas administrativas locais, tiveram a participação vibrante e interessada de numeroso grupo de militantes, que expuseram abalizadas opiniões e fizeram interessantes sugestões.

Os treinamentos para doutrinadores tiveram a participação de militantes incumbidos desse importante encargo, os quais foram estimulados a identificar o tema essencial de um reflexo mediúnico, e discorrer sobre ele para o público.

HOMENAGEM
As delegações homenagearam os racionalistas cristãos de Cabo Verde em 2 de novembro, dia em que as reuniões públicas de cada uma das cinco filiais da Ilha de São Vicente foram presididas por brasileiros, acontecimento espiritualista que deixou os anfitriões sensibilizados e muito contentes.
As comemorações do centenário racionalista cristão cabo-verdiano culminaram com a cerimônia oficial de encerramento na Academia Jotamonte, antecedida pela palestra O Racionalismo Cristão no século XXI e com a apresentação do coral infantil João Cleófas Martins, da Filial Madeiralzinho, que encantou os ouvintes com músicas e letras regionais, sob a regência do maestro e compositor Manu Ramos. O jantar de confraternização ocorreu na Gare Marítima Porto Grande.

Deve ser destacado o brilhante trabalho da comissão central organizadora dos eventos, à frente o representante regional, Antero Filipe dos Santos, merecedora da mais significativa homenagem, como demonstração da admiração que os racionalistas cristãos de todo o mundo têm pelos companheiros cabo-verdianos.

Deve ser enaltecida a tarefa a que se dedicam de corpo e alma, não só em Cabo Verde como em tantas outras casas racionalistas cristãs na admirável diáspora de que tanto se orgulham.

Ato importante para a Doutrina no mundo

O presidente da Filial Mindelo  (Ilha de São Vicente) do Racionalismo Cristão e representante regional, Antero Filipe dos Santos, em seu discurso de abertura da série de eventos comemorativos do centenário da Doutrina em Cabo Verde, chamou a atenção da assistência para a importância da solenidade, destacando a alegria por ela proporcionada.

Disse Antero Filipe tratar-se de “um dos mais solenes atos a que os senhores assistem, a celebração do centenário da chegada do Racionalismo Cristão a Cabo Verde, data de transcendente significado na história da Doutrina em Cabo Verde e no mundo. Cabo Verde reflete, como é óbvio, a ansiosa febre de progresso espiritual”.

O cabo-verdiano, de mãos dadas com a Casa Chefe, vem fazendo um gigantesco trabalho na expansão desta doutrina pelo mundo, seguindo os parâmetros e postulados criados pelo insigne Mestre dos Mestres, que foi Luiz de Mattos.”
Luiz de Mattos deixou escrito nos livros básicos desta Doutrina tudo o que é necessário para o esclarecimento do espírito. Os princípios são axiomáticos, isto é, são insubstituíveis. Apenas se vem fazendo o desdobramento dos livros básicos, atualizando a literatura.

FUNDADORES
Antero Filipe citou os primeiros protagonistas do Racionalismo Cristão em Cabo Verde, “figuras exponenciais que trouxeram e aqui fundaram a Doutrina, em agosto de 1911”.
“Augusto Messias de Burgos, conhecido entre amigos por Maninho de Burgos, foi quem trouxe a semente, que encontrou terreno fértil na pessoa de Henrique Baptista Morazzo, que foi ao Brasil, onde estudou a Doutrina com Luiz de Mattos durante cerca de três anos, fundador da doutrina; Dr. Custódio Duarte, cônego Antonio da Costa Teixeira, entre outros.”
“A todos almejamos que se sintam em casa e apreciem esta "morabeza" crioula que o cabo-verdiano, melhor que ninguém, sabe tributar a todos que visitam estes — grãos de ilhas — nesta parte do Atlântico”, concluiu Antero Filipe.
O Racionalismo Cristão no Século XXI
Palestra do presidente em exercício da Doutrina, Gilberto Silva, sob o título geral O Racionalismo Cristão no Século XXI e que tratou do futuro da Doutrina, expôs metas para 2015, projetadas a partir dos dados históricos. Tais metas, levando em conta o viável, ainda que exigindo muito empenho e dedicação de cada dirigente ou militante, preveem para 2015 o funcionamento de 200 casas racionalistas cristãs e 30 milhões de visitas aos sites do Racionalismo Cristão.

Para anunciar o que se pretende, Gilberto Silva foi à origem da Doutrina, citando seus fundadores, Luiz de Mattos e Luiz Thomaz, seu consolidador, Antonio Cottas, e, mais recentemente, o presidente internacional do Racionalismo Cristão, Humberto Machado Rodrigues, que estimulou a realização de reuniões espiritualistas e a criação de salas de crianças e de jovens e de associações culturais e bibliotecas.
METAS
A direção do Racionalismo Cristão estabelece como metas de trabalho, explicou Gilberto Silva, o aumento do número de palestras, de grupos de estudo e de atividades sociais; a intensificação do treinamento de doutrinadores, médiuns e militantes; criação de mais salas de crianças e de jovens, teleconferências, confecção de manuais e de DVDs com eventos e doutrinações; atendimento personalizado nas casas racionalistas cristãs e recuperação de viciados; edição de novos livros, atualização de títulos importantes e maior divulgação; interação das casas da mesma região e reuniões públicas comuns nos finais de semana; e criação de cursos de idiomas e profissionalizantes e de escolas do Racionalismo Cristão.


Gilberto Silva citou os meios de divulgação utilizados pela Doutrina – rádio AM e FM; Rádio A Razão e TV A Razão  (via internet), jornal A Razão e publicações, entre elas os livros essenciais Prática do Racionalismo Cristão, 13ª edição (PRC13), Racionalismo Cristão, 44ª edição (RC44) e A vida fora da matéria, 23ª edição (AVFM23). O PRC13, conforme enfatizou o palestrante, há 52 anos norteando a parte disciplinar da Doutrina, será aperfeiçoado.

Entre o que o Racionalismo Cristão pretende para 2015, além de 200 Casas e 30 milhões de acessos a seus sites, incluem-se a elevação do número de acessos ao site de A Razão, de quase 5 milhões em 2010 para 15 milhões; 500 mil ouvintes da Rádio A Razão e 2 milhões de visitantes aos sites das casas racionalistas cristãs.

DISCIPLINA
Gilberto Silva enfatizou a importância do cumprimento da disciplina do Racionalismo Cristão, em especial a contida no PRC13, livro criado por Antonio Cottas. Chegou a dizer textualmente que, “aqueles que cumprem rigorosamente o livro Prática do Racionalismo Cristão estão respeitando Antonio Cottas e todo o seu legado e, claro, aqueles que não o fazem é por puro desrespeito ao mestre”.

Na apresentação final que fez em Cabo Verde, na comemoração dos 100 anos da Doutrina no país, o presidente em exercício do Racionalismo Cristão sugeriu que os racionalistas cristãos cabo-verdeanos mantivessem a comissão criada para o evento do centenário de modo que ela continuasse difundindo a Doutrina.