A presença britânica deixou também
certas marcas culturais em São Vicente, que ainda hoje são motivo de orgulho
dos habitantes da ilha. Contam-se entre
elas o uso corrente de shorts pelos homens, uma série de anglicismos
incorporados no léxico local e o gosto generalizado por desportos como a
natação, o cross, o futebol, o ténis e o críquete.
Salvo raras excepções, a colónia
britânica socializava pouco com a população da ilha. Foi por emulação que os
mindelenses crioulizaram alguns costumes dos ingleses, e não através de um
intercâmbio cultural propriamente dito.
Assim aconteceu com o críquete. Os
primeiros teams foram organizados por e para funcionários de companhias
inglesas: a Millers & Cory, a Wilson, Sons & Co. e a Western Telegraph,
por esta ordem. Só mais tarde, por volta de 1900, é que um grupo de mindelenses
fundou o Clube Africano de Cricket.
Deste grupo faziam parte, entre
outros, Maninho de Burgo e seu irmão Alfredo. A formação do clube crioulo foi
bem acolhida pelos jogadores ingleses, que passaram a contar com mais uma
equipa para as suas partidas.
Quando estes construíram um novo
campo na zona da cidade que ainda hoje se chama Chã de Críquete, deixaram ao
Clube Africano o velho campo da Salina, com piso tablado, próximo da pontinha
onde as crianças e mulheres do povo iam despejar ao mar latas cheias de
dejectos. Foi ainda no tempo do campo da Salina que Maninho de Burgo participou
em vários jogos com as equipas britânicas, e aí acamaradou com alguns ingleses.
Segundo me contou um velho
aficionado do críquete, terão sido esses amigos ingleses que, sabendo da
vontade que Maninho de Burgo tinha de emigrar para o Brasil e da sua falta de
recursos para empreender a viagem na companhia da mulher, resolveram cotizar-se
para lhes comprar a passagem.
É seguro que, enquanto morou em
Santos, Maninho de Burgo continuou a praticar o críquete, e também que ele e a
mulher começaram a praticar o espiritismo no Centro Amor e Caridade. É tentador
acreditar na história da morte da filha adoptiva do casal. Nas biografias de
gente que adere ao espiritismo, é comum verificar-se que o interesse na vida
para além da morte e na comunicação com as almas dos defuntos desperta com a
perda inesperada de um ente querido.
Independentemente da sua veracidade
factual, o falecimento precoce da filha ajusta-se a um padrão corrente. Fosse
ou não para aliviar o luto, o certo é que Maninho de Burgo e a mulher não só se
tornaram espíritas como também médiuns. E é igualmente certo, porque ele
próprio o deixou escrito, que Maninho de Burgo era instrumento de um dos espíritos
guias do Centro Amor e Caridade de Santos, o espírito do doutor Custódio José
Duarte. Nessa qualidade, trabalhava como médium receitista. O seu corpo servia
de instrumento ao espírito do falecido médico, que prescrevia através dele todo
o tipo de tratamentos aos doentes que demandavam o centro.
Estas informações provêm de
testemunhos recolhidos oralmente por mim e de outros reunidos em Barros 1998. Prof.
João Vasconcelos
Fonte:
Livro - História do Racionalismo Cristão em S. Vicente
Prof. João Vasconcelos - Universidade
de Lisboa
O Livro a "História do Racionalismo Cristão em Cabo Verde", está a
venda em todas as Casas Racionalistas de Cabo Verde e no Centro Cultural do
Mindelo.
Seu custo no escudo Cabo-verdiano é de 800$00 (oitocentos escudos), para os interessados do exterior é de aproximadamente 8 (oito euros), mais os custos de envio.
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Poderá ser solicitado à Filial de
Ribeirinha, através do Presidente Sr. Arlindo Flávio, no endereço:
arlindo_flavio@hotmail.com
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