O Mar!
Cercando prendendo as nossas Ilhas!
Deixando o esmalte do seu salitre nas faces dos pescadores,
roncando nas areias das nossas praias, batendo a sua voz de encontro aos montes,
… deixando nos olhos dos que ficaram a nostalgia resignada de países distantes …
… Este convite de toda a hora que o Mar nos faz para a evasão!
Este desespero de querer partir e ter que ficar! …
— Poema do Mar, Jorge Barbosa

O Racionalismo Cristão em Cabo Verde por Professor Alcides João Ramos

O Racionalismo Cristão é uma doutrina que tem muitos praticantes em Cabo Verde. Está firmemente implantado em São Vicente, e tem vários seguidores noutras seis ilhas do arquipélago, ou seja São Antão, Boavista, Santiago, Sal, São Nicolau e Maio.

Esta Doutrina chegou a Cabo Verde em 1911, poucos meses da implantação do regime republicano em Portugal, trazido por Augusto Messias de Burgo (mais conhecido como Maninho de Burgo), um cabo-verdiano que nessa época vivia a maior parte do tempo no Brasil e que trabalhava como médium no centro dirigido por Luis de Mattos.

O principal responsável pela implantação do Racionalismo Cristão em Cabo Verde, contudo, foi Henrique Baptista Morazzo, um construtor naval descendente de italianos. Morazzo aderiu a esta Doutrina ainda jovem, quando Maninho de Burgo o curou de tuberculose numa das suas visitas a São Vicente. Entre 1917 e 1919, Morazzo viajou três vezes ao Rio de Janeiro para participar nas sessões do Centro Redentor, onde conheceu a filosofia Racionalista Cristã com Luis de Mattos.

Em 1927, conseguiu convencer o governo de Cabo Verde a autorizar o funcionamento do centro que fundara anos antes no Mindelo, capital de São Vicente. Cinco anos corridos, nos alvores da ditadura de Salazar, um novo governador mandou encerrar o Centro Caridade e Amor, alegando que as sessões (vocábulo que se utilizava na época) podiam causar desequilíbrios mentais às crianças e favoreciam a disseminação de doenças contagiosas.

Apesar disto, Morazzo e alguns seguidores continuaram a realizar reuniões públicas em casas de simpatizantes da Doutrina e, nos últimos anos de vida de Morazzo, na sua própria residência.

A partir de 1934 o representante oficial do Centro Redentor em Cabo Verde passou a ser, o professor primário João Miranda, discípulo de Morazzo que entretanto organizara um centro em sua casa. Em 1960 Miranda reformou-se e partiu para Portugal. Morazzo morreu em 1967.

Os seguidores de ambos continuaram a praticar a limpeza psíquica e a fazer circular a abundante literatura Racionalista Cristã. Entre 1960 e 1974, tiveram de conviver com a vigilância da polícia política e com as recorrentes denúncias do pároco às autoridades civis. As reuniões públicas realizavam-se por isso às escondidas. Com a independência de Cabo Verde, em 5 de Julho de 1975 o Racionalismo Cristão saiu da clandestinidade.

Esta Doutrina espiritualista enraizou-se de uma forma profunda em Cabo Verde. Além disso, a difusão do Racionalismo Cristão fora do Brasil tem-se devido quase exclusivamente aos cabo-verdianos, que transportam com eles a Doutrina para os países da África, da Europa e da América do Norte para onde emigram. Fora do Brasil, portanto, o Racionalismo Cristão é quase um movimento caboverdiano.

Em Cabo Verde existem vinte e seis Casas Racionalistas sendo catorze Filiais e doze Correspondentes.

A ilha em que o Racionalismo Cristão é muito forte é São Vicente, com seis Casas, cinco Filais e um Correspondente.

É nesta ilha que foi criada a organização da comemoração dos 100 anos da chegada do Racionalismo Cristão em Cabo Verde, dirigida pela comissão central, coordenada pelo Sr. Antero dos Santos, Representante da Casa - Chefe para as ilhas de S. Antão, S. Vicente e S. Nicolau.

O Racionalismo Cristão em Cabo Verde
Por Professor Alcides João Ramos