O Mar!
Cercando prendendo as nossas Ilhas!
Deixando o esmalte do seu salitre nas faces dos pescadores,
roncando nas areias das nossas praias, batendo a sua voz de encontro aos montes,
… deixando nos olhos dos que ficaram a nostalgia resignada de países distantes …
… Este convite de toda a hora que o Mar nos faz para a evasão!
Este desespero de querer partir e ter que ficar! …
— Poema do Mar, Jorge Barbosa

Filial Seixal uma história da alma Cabo-Verdiana de amor ao próximo

Temos acompanhado o trabalho de nosso Presidente da Casa Racionalista Cristã Sr. Antão Luz, e não poderia deixar de lado estas palavras que foram citadas pela passagem do 5º. Aniversário da Filial Seixal, em 22 de Maio de 2009, as quais não poderia simplesmente deixa-las em uma simples gaveta.
Muito Obrigado,
Wilson e Iolanda

5.º Aniversário de FUNDAÇÃO DA FILIAL SEIXAL - PORTUGAL
Corroios, 22 de Maio de 2009
MINHAS SENHORAS, MEUS SENHORES
ESTIMADOS COMPANHEIROS,

No dia 12 de Outubro de 2003 a minha mulher e eu fomos convidados, assim como mais duas outras companheiras, assistentes das reuniões na Filial Lisboa, a participar de um almoço na residência de uma militante do Racionalismo Cristão. Como nem anfitriã nem convidadas, todas já minhas conhecidas, eram do conhecimento da minha mulher e não sendo nosso hábito receber esse tipo de convite, como justificativa, disse-lhe que o motivo era falarmos um pouco sobre a Doutrina.

Enquanto da minha parte fui simplesmente para um encontro com amigos, todos comungando dos mesmos ideais espiritualistas, a minha mulher apresentou-se com ideias claras e concisas.

Vendo hoje, em perspectiva, esse feliz encontro, chegamos à conclusão de que o sucesso não poderia ser melhor.

Ficou firmemente alicerçada a nossa determinação em fundar uma Casa Racionalista Cristã na Margem Sul do Tejo, onde todos residíamos.

Ficou também confirmada a máxima de Jesus: “QUANDO DOIS OU TRÊS SE REÚNEM EM MEU NOME, ENTRE ELES ESTAREI.”

O essencial ficou pronto e no dia 24 de Maio de 2004 este FAROL foi aceso para alumiar esta localidade, este País, o mundo inteiro, porque os trabalhos psíquicos de uma casa racionalista abrangem toda a atmosfera psíquica deste planeta Terra.

Até hoje não faltaram recursos materiais e homens e especialmente mulheres, de boa vontade, dispostos a dar seu contributo, através do pensamento elevado e de grande valor, vão surgindo, porque uma casa que se abre é para nunca mais ser encerrada.

Por esta razão, com muito júbilo da nossa parte, estamos aqui reunidos e rodeados de amigos em corpo físico e em corpo astral. Claro que Jesus, dada a sua grande elevação espiritual, não pode estar aqui e agora, connosco, mas seus enviados, seus representantes, nunca deixarão de nos dar sua assistência astral benfazeja para nos ajudar a falar em nome DELE. O motivo, portanto, desta nossa reunião cívico-espiritualista é comemorarmos o QUINTO ANIVERSÁRIO DA FUNDAÇÃO DESTA CASA – A NOSSA/VOSSA QUERIDA FILIAL SEIXAL.

O Racionalismo Cristão consiste na prática de boas obras, no esclarecimento da VERDADE, na abnegação e resignação para o crescimento interior do ser humano. Mas é fundamental que cada um se consciencialize de que tem a mesma composição do Universo. Nesse Espaço Infinito só há Força e Matéria. Matéria só existe compondo e envolvendo os mundos, o resto é Luz Astral preenchendo todos os espaços, incitando, animando e movimentando a matéria.

Portanto, o homem, como tudo que tem vida, é constituído por matéria – corpos físico e astral - e Alma, espírito ou força.

Baseado nessa certeza tem que se esforçar para compreender que através dos corpos, astral e mental (espírito) está ligado por múltiplos fios condutores ao mundo a que pertence e dele pode receber descargas fluídicas benéficas que o fortificam para a luta pela vida e para bem cumprir os seus deveres.

Por isso se ensina nas casas racionalistas cristãs que tudo vem de fora e vive fora de nós. Os nossos pensamentos são forças saturadas de poder que nós atraímos e repelimos de acordo com o nosso estado psíquico, filho da educação da nossa vontade.
As irradiações ensinadas nas nossas casas não são mais do que o veículo que transporta a insustentável partícula de força que nos anima, para fora da atmosfera terrestre, à sua verdadeira morada e daí ela traz suprimentos anímicos que nos fortalecem e por essa razão afirmamos nas nossas dissertações que quem puser em prática os ensinamentos prodigalizados pela Doutrina Racionalista Cristã, não pode sofrer de doenças, hoje tão generalizadas, como por exemplo o esgotamento e o stress. Saberá viver as duas vidas – a material e a espiritual, para que uma não interfira na outra. A disciplina que se recomenda é essencial para um viver saudável e equilibrado, física e psiquicamente.

Alertamos para que todos eduquem a vontade, se fortaleçam, porque um ser fraco só emite pensamentos fracos e assim atrai para si elementos astrais perturbadores. O pensamento está ao serviço da nossa vontade e, com uma vontade bem-educada, nossos pensamentos serão fortes e atrairão as Forças Universais Beneficiadoras.

Hoje, este mundo está reencontrando o caminho seguro, graças à luta, sofrimento e resignação de espíritos de grande evolução que, abnegadamente, deixaram a grande felicidade dos seus mundos de luz para se sujeitarem ao viver terreno, num acto de grande amor pelos seus irmãos em essência, para lhes ensinar uma nova filosofia, a única e verdadeira que elevando os seres e lhes confortando a alma, mostra-lhes o caminho mais curto para alcançarem seu progresso espiritual, numa palavra, sua Felicidade.

Cumprindo esse desiderato, Luiz de Mattos veio com a grandiosa incumbência de lançar as bases dos Princípios Racionais e Científicos – parte espiritual da Doutrina. Luiz Alves Thomaz trouxe o encargo de garantir a independência material da Doutrina.

António Cottas, ainda quase um menino, no dizer do seu Pai espiritual, Luiz de Mattos, com mãos de ferro, segurou bem as rédeas do Racionalismo Cristão, quando a 15 de Janeiro de 1926, inesperadamente, ficou órfão, com pesadíssima responsabilidade nos ombros.

Para a felicidade de todos, ainda podemos gozar e desfrutar do salutar convívio com HUMBERTO MACHADO RODRIGUES que teve e tem a seu cargo apontar os amplos caminhos que esta NAU da VERDADE tem a percorrer, desvendando “mares nunca dantes navegados” para levar a todos os humanos seres a luz do esclarecimento espiritual. Quão Bela é a missão de Expandir o Racionalismo Cristão!

Pode-se dizer que a PRIMEIRA FASE desse ambicioso programa estabelecido nos planos astrais superiores, já está cumprida. Estando, portanto, as bases lançadas, cabe agora aos homens de vontade forte, esteados na máxima atribuída a Jesus: “DESEJAR PARA OS OUTROS SÓ O QUE DESEJAMOS PARA NÓS”, trabalhar para fortalecer cada vez mais esta corrente do BEM que há-de envolver todos os seres humanos, facultando-lhes paz, harmonia e concórdia.

Felizmente, a comandar esse movimento de partilha universal, está uma auspiciosa mão, segura e promissora da continuidade desta Obra Valorosa que a todos poderá da lei da reencarnação libertar. Estou-me referindo ao nosso Presidente em Exercício, Sr. Gilberto Silva, que não está medindo esforços para que a nossa Querida Doutrina siga sua marcha ascensional, rumo ao esclarecimento total da Humanidade.

ESTIMADOS ASSISTENTES,
Continuai vindo a esta benfazeja Casa! Convencei-vos de que nunca se perde tempo quando se ouve a VERDADE, seja qual for o modo como for dita, pois, só ela pode beneficiar a Humanidade e suavizar os males que a afligem.

CAROS COMPANHEIROS,
Sois preciosos e imprescindíveis, sois as pernas e os braços da Plêiade do Astral Superior, sois instrumentos do BEM e sem vós tanto fluído beneficiador, tanta luz astral superior não poderiam ser derramados sobre tantos necessitados.
Antes de terminar não queremos deixar de vos dizer que hoje, a nossa satisfação é dupla, porque daqui a duas horas estará, a casa racionalista cristã da Achada de Santo António – Praia, Cabo Verde, comemorando, em sessão idêntica a esta, o X Aniversário de sua ascensão a Filial.

A essa Casa demos tudo quanto nos foi possível, durante 15 longos anos, como núcleo racionalista, 5 anos, como Correspondente e escassos dias já Filial.

Pedimos uma irradiação vibrante em homenagem a tão feliz acontecimento.

Desejamos um regresso em Paz aos vossos lares e contamos convosco na nossa reunião pública da próxima segunda-feira.
Boa Noite a todos,
Antão da Luz
Conheça mais sobre a Filial Seixal:
http://seixal.racionalismocristao.org/