O Mar!
Cercando prendendo as nossas Ilhas!
Deixando o esmalte do seu salitre nas faces dos pescadores,
roncando nas areias das nossas praias, batendo a sua voz de encontro aos montes,
… deixando nos olhos dos que ficaram a nostalgia resignada de países distantes …
… Este convite de toda a hora que o Mar nos faz para a evasão!
Este desespero de querer partir e ter que ficar! …
— Poema do Mar, Jorge Barbosa

São 100 anos, mas falta muito – António Cottas

Limpeza Psíquica

Doutrinação dada na reunião pública que antecedeu o acontecimento cívico-espiritualista de 26 de novembro de 2010, na Casa-Chefe, em comemoração ao Primeiro Congresso Mundial do Racionalismo Cristão.


A história do Racionalismo Cristão é realmente muito bonita. Mas levaríamos muito tempo discorrendo sobre os fatos históricos desta Doutrina. Por isso, deixaremos estas relíquias para o Museu e a Biblioteca Luiz de Mattos, da Casa-Chefe do Racionalismo Cristão.



Há algo, porém, que queremos ressaltar, algo importante. Antes mesmo de Luiz de Mattos e Luiz Thomaz codificarem e implantarem o Racionalismo Cristão no mundo físico, muitos espíritos evoluídos encarnaram neste mundo com o propósito de levar os seus irmãos em essência ao conhecimento de si mesmos. Espírito não tem religião, amigos. Um dos espíritos que ajudaram Luiz de Mattos e Luiz Thomaz na implantação e codificação desta Doutrina foi em vida física um padre. Como todos sabem, foi Antonio Vieira.




Na plêiade do Astral Superior existem espíritos que, quando encarnados, pertenceram às mais variadas religiões e culturas neste mundo físico. Quando cursaram o seu processo evolutivo neste mundo, desprenderam-se de todas as amarras coletivas e espirituais e passaram a trabalhar na plêiade do Astral Superior, ajudando todos os encarnados, não importando a religião, a cultura, o país. Para os nossos trabalhos não há nada que impeça a prática do bem, nada, meus amigos.


Este mundo é um autêntico laboratório psíquico, mas os verdadeiros cientistas somos nós. Ele, o mundo físico, nos dá todas as ferramentas necessárias para descobrirmos a nós mesmos. Pode parecer para muitos um processo doloroso, difícil, sacrificante, e é mesmo. Mas nunca se esqueçam, meus amigos, que tudo neste mundo passa. O bem é eterno. E toda parcela da Força Criadora tem na sua essência a positividade do Universo. Portanto, vale a pena, e muito, lutar contra todas as amarras coletivas, contra tudo o que de ruim existe neste mundo.

Mas, amigos, cuidado com os julgamentos. Não julguemos as pessoas. Cada espírito tem o seu grau de espiritualidade. O respeito e o amor ao próximo são características, virtudes espirituais de espíritos esclarecidos, cônscios dos seus atos, dos seus pensamentos. Geralmente, as pessoas julgam as outras por aquilo que elas são. Só, meus amigos, que todos são bons. Todos são essencialmente bons, eternamente positivos. A maldade é passageira. É preciso respeito ao livre-arbítrio das pessoas. Mostrem, sim, a verdade que alcançaram com exemplos, com dignidade, com respeito, com carinho, pois a guerra, o conflito, nunca levaram ninguém ao esclarecimento espiritual, à consciência maior de si mesmo.

Nós, espíritos do Astral Superior, trabalhamos pelo esclarecimento espiritual da humanidade, e observamos situações muito tristes. Mas jamais desistimos, porque uma coisa é certa, meus amigos: a verdade é intrínseca a cada espírito, cada parcela da Força Criadora. Sejam realmente honestos para consigo mesmos. Vale a pena praticar o bem, pois só o bem leva os espíritos ao conhecimento maior de si mesmos. E é uma grande felicidade para todos nós, para toda a plêiade do Astral Superior este belíssimo momento. São cem anos, mas temos muito ainda a fazer. Muitos espíritos encarnarão e darão continuidade à expansão do esclarecimento espiritual.

Amigos: nunca se esqueçam que todos vocês, absolutamente todos, neste mundo físico e em todo o Universo são irmãos em essência. Não existem inimigos. Tudo isso é ilusão do mundo físico. Vençam a si mesmos e vencerão todas as adversidades.

Com as vibrações espirituais de Luiz de Mattos, Luiz Thomaz, Antonio Vieira e todos os espíritos da plêiade do Astral Superior que trabalham pelo esclarecimento espiritual dos seus irmãos em essência, encerro, com muito carinho e respeito a toda humanidade, estes trabalhos.

São 100 anos, mas falta muito
Antonio Cottas - O Consolidador

Fonte: