O Mar!
Cercando prendendo as nossas Ilhas!
Deixando o esmalte do seu salitre nas faces dos pescadores,
roncando nas areias das nossas praias, batendo a sua voz de encontro aos montes,
… deixando nos olhos dos que ficaram a nostalgia resignada de países distantes …
… Este convite de toda a hora que o Mar nos faz para a evasão!
Este desespero de querer partir e ter que ficar! …
— Poema do Mar, Jorge Barbosa

O que é Racionalismo Cristão?


Racionalismo Cristão expressa a conjugação de dois conceitos.

RACIONALISMO é palavra ligada ao procedimento dentro do raciocínio e da razão. Temos de buscar a razão através da ação do raciocínio ou do pensamento bem orientado. O raciocínio, trabalhado com profundidade e apuro, é esclarecedor, quando elevado, e seu uso criteriosamente esmerado é prática que conduz a conclusões lógicas, dentro da verdade espiritualista. O raciocínio lógico descobre as dolosas maquinações engendradas pelos prevaricadores. Raciocinar com consciência é promover bases sólidas para alcançar as convicções verdadeiras, é desvendar, é encontrar o que se procura no emaranhado das idéias.

A palavra CRISTÃO, associada a RACIONALISMO, completa o sentido revelador da Doutrina: um código de conduta que reúne princípios espiritualistas e preceitos do cristianismo. Ser racionalista cristão é viver a vida terrena sob normas espiritualistas do mais alto padrão. É saber preparar o espírito para a vida presente e futura e não para apresentar-se, numa ou noutra, como transgressor ou faltoso, mas como ser esclarecido, consciente do seu estado e das suas condições espirituais.

Assim, o Racionalismo Cristão é uma filosofia espiritualista que trata da evolução do espírito e tudo explica dentro da razão e do raciocínio, respeitando a maneira de pensar das pessoas, que reflete o estágio de evolução espiritual de cada uma.

Há uma escola filosófica denominada “Racionalismo”, que não deve ser confundida com o "Racionalismo". Aquela é de fundo materialista, ao passo que este é eminentemente espiritualista. Estão, portanto, em posição diametralmente oposta. Por essa razão, diz-se sempre Racionalismo Cristão e não, simplesmente, Racionalismo, quando se faz referência à doutrina racionalista cristã. Embora a tendência dos seres seja a de simplificar os termos, essa simplificação não pode ser aplicada ao nome da Doutrina, para evitar confusões.

O Racionalismo Cristão difunde a afirmativa básica de que o Universo é composto de Força e Matéria, explicando, de forma simples e objetiva, a existência de um princípio inteligente a irradiar sobre todo o Universo. Esse princípio inteligente é compreendido pela maioria dos seres como Deus, que o Racionalismo Cristão denomina Força Criadora, Grande Foco ou Inteligência Universal, da qual somos uma partícula que contém os mesmos atributos em forma latente, para serem desenvolvidos e aperfeiçoados nas inúmeras existências por que passamos na Terra.

A base filosófica da doutrina racionalista cristã é encontrada no livro intitulado Racionalismo Cristão.

Fonte:
http://www.racionalismo-cristao.org/biblioteca-digital.html - Livro Prática do Racionalismo Cristão - 13ª edição - Rio de Janeiro – 2009