O Mar!
Cercando prendendo as nossas Ilhas!
Deixando o esmalte do seu salitre nas faces dos pescadores,
roncando nas areias das nossas praias, batendo a sua voz de encontro aos montes,
… deixando nos olhos dos que ficaram a nostalgia resignada de países distantes …
… Este convite de toda a hora que o Mar nos faz para a evasão!
Este desespero de querer partir e ter que ficar! …
— Poema do Mar, Jorge Barbosa

Casa-Chefe do Racionalismo Cristão e casas racionalistas cristãs!

A Casa-Chefe do Racionalismo Cristão e as demais casas racionalistas cristãs têm por finalidade explanar, divulgar e praticar a sua doutrina, com a observância dos princípios exarados no livro intitulado Racionalismo Cristão e de acordo com a rigorosa disciplina fixada na obra ─ Prática do Racionalismo Cristão.

A Casa-Chefe está localizada na cidade do Rio de Janeiro, Brasil, e nela estão centralizadas as atividades espiritualistas sob orientação do Astral Superior.
As casas racionalistas cristãs localizadas fora do Brasil obedecem às normas legais do país em que se acham instaladas, entendendo-se que, em qualquer hipótese, há de se emprestar o máximo acatamento e respeito aos poderes oficiais constituídos.

Todavia, em relação a questões de natureza disciplinar destinadas à prática da Doutrina, que se encontra na segunda parte deste livro, devem essas Casas prestar acatamento às orientações originadas da Casa-Chefe do Racionalismo Cristão.

 
As ações espiritualistas emanadas do Astral Superior na Casa-Chefe projetam-se por todos os países, porque para as Forças Superiores distâncias não constituem obstáculos. De um ponto do planeta podem, por clarividência, observar o que se passa em qualquer outro lugar do mundo, e transportar-se para lá em um instante, se as circunstâncias assim o exigirem.

A velocidade da luz é da ordem de trezentos mil quilômetros por segundo, o que permite dar oito voltas em redor da Terra em um segundo. O Astral Superior nada fará de menos. Isso serve para demonstrar que as casas racionalistas cristãs podem estar situadas a qualquer distância uma da outra que tal fato, para o Astral Superior, não tem a menor importância, não havendo impedimento para que um espírito de luz compareça, numa e noutra, quase no mesmo instante.

Como ao Astral Superior cabe a direção espiritual da Doutrina, dos militantes se quer o cumprimento de suas obrigações terrenas, sendo fiéis à disciplina, prestando desse modo às Forças Superiores o concurso que esperam de cada um.

A Casa-Chefe e as demais casas racionalistas cristãs são, assim, os edifícios em que estão centralizadas as atividades libertadoras do espírito, oferecendo meios que permitem ao ser humano despojar-se das credulidades avassaladoras que atrofiam os valores espirituais e impedem a visão da verdade sobre a vida espiritual com os olhos da alma.

As reuniões realizadas nos salões das casas racionalistas cristãs são de natureza espiritualista ou de caráter administrativo, exclusivamente. As pessoas que ingressam nas casas racionalistas cristãs sentem, logo, ambiente acolhedor, de paz e de tranqüilidade. Durante as reuniões públicas e de desdobramento nelas realizadas, operam os espíritos do Astral Superior em prol da evolução do mundo, irradiando seus benéficos fluidos para a normalização do estado psíquico de almas angustiadas, torturadas pelos sofrimentos da vida; agem com o propósito de higienizar a atmosfera fluídica terrestre, em que permanecem incontáveis espíritos inferiores. O trabalho é conduzido de modo a distribuir benefícios, a melhorar as condições morais e espirituais dos que a elas chegam, fazendo as vezes de laboratório psíquico e de educandário. São elas, enfim, Casas de grande respeito, de sentido altruístico e de incentivo à prática da confraternização.

As casas racionalistas cristãs têm, na sua maioria, sede própria, e seus edifícios se erguem e são mantidos sem se pedir nada aos que assistem às reuniões públicas. Têm conformação apropriada ao atendimento dos preceitos disciplinares, e prestam-se, unicamente, aos trabalhos doutrinários e aos de natureza material a eles relacionados, sendo vedada sua utilização em qualquer outra atividade. Suas portas são franqueadas a todas as pessoas, não se fazendo distinção de raças, de etnias, de classes sociais ou de religiões.

Em horas preestabelecidas, são nelas fraternalmente abrigados os que desejam conhecer a doutrina racionalista cristã, para orientação pessoal e ilustração do espírito. Não se convida ninguém para se associar a qualquer casa racionalista cristã e nem se obriga os assistentes a seguir os ensinamentos doutrinários, explanados para os que queiram adotá-los em suas vidas.

Sempre que for preciso construir uma casa racionalista cristã, ergue-se o edifício no tempo oportuno, sem alarde, sem propaganda, sem festas para arrecadação de fundos. Ao serem construídas, as casas racionalistas cristãs obedecem a um plano de higienização e conforto, de solidez e de simplicidade. São Casas que, com o correr dos trabalhos e do tempo, vão-se tornando cada vez mais imantadas pelas irradiações do bem, do amor fraterno, da fortaleza espiritual. Por isso, têm um único fim, que é a prática da Doutrina.

Assim se compreende a razão pela qual não se realizam festas nos seus salões, nem se permite que organizações estranhas se sirvam de suas instalações. Excepcionalmente, nelas podem ocorrer palestras de natureza eminentemente espiritualista, previamente autorizadas pelo presidente do Racionalismo Cristão. A corrente fluídica racionalista cristã tem de ser mantida intacta, sem quaisquer interferências. Com esse cuidado, a Casa-Chefe e as demais casas racionalistas cristãs podem distribuir maiores benefícios à coletividade, seus auxiliares desfrutar de plena firmeza nos trabalhos, e o Astral Superior manter a disciplina astral com toda segurança.

Além dos motivos acima expostos, ainda se pode assinalar a perfeita adaptabilidade de todas as Casas aos ditames da Doutrina. A disposição interna obedece a regras específicas, tem sua razão de ser, foi determinada pelo Astral Superior e corresponde, exatamente, às necessidades do serviço. Por isso, os encontros de caráter social, respeitados os princípios racionalistas cristãos, acontecem unicamente nas associações culturais existentes.

Cada casa racionalista cristã mantém, desde o início, a tradição espiritualista de servir ao Racionalismo Cristão. As cidades que se podem regozijar de possuir um ou mais desses pontos de convergência de progresso espiritual fazem parte de uma rede, cujos nós representam marcos históricos permanentes.

Sobressaindo-se como escolas de ensinos espiritualistas, nelas se faz o desdobramento dos princípios racionalistas cristãos, de maneira a bem esclarecer os assistentes sobre a verdadeira vida, de modo que todos possam orientar-se, obtendo, com isso, maior rendimento no aproveitamento da existência. Os que ali comparecem constatam a importância dos trabalhos e percebem os benefícios morais e espirituais que são prestados à coletividade por meio da limpeza psíquica, operada no ambiente e efetuada à distância.

As casas racionalistas cristãs são envolvidas, nas horas das reuniões, por luminosas e potentes correntes fluídicas, organizadas pelo Astral Superior, que revigoram os espíritos dos presentes, preparando-os para enfrentar o cotidiano com maior disposição e êxito.

A disciplina e a ordem são aí demonstradas em todo o seu rigor, que se explica em razão de não se poder dissociar a espiritualidade de tais preceitos de atuação. Aliás, o Universo inteiro obedece à disciplina instituída pela Força Criadora e verificada na pontualidade do movimento dos astros no espaço sideral. Assim também, nas casas racionalistas cristãs, a disciplina é observada corretamente, em atendimento ao respeito que se deve tributar às Forças Superiores, presentes na direção espiritual dos trabalhos.

Nos estrados e salões e nas salas de organização das correntes fluídicas das casas racionalistas cristãs não se usam bustos, quadros com imagens nem retratos de quem quer que seja, até mesmo dos fundadores e do consolidador da Doutrina, por serem locais exclusivamente destinados à prática disciplinar. As referências históricas do Racionalismo Cristão são adequadas nos saguões e dependências administrativas das Casas, em justa homenagem aos que se distinguiram na espiritualização da humanidade.

Nas casas racionalistas cristãs também não se fazem campanhas políticas, respeitam-se todas as ideologias, acatam-se o livre-arbítrio e a liberdade de pensamento, cuida-se, tão-somente, do bem geral, da confraternização, da união dos seres pelos laços do espírito, e procura-se, por vários meios, fortalecer a atuação dos governantes, para melhor se inspirarem na aplicação das suas decisões, em favor dos governados.

Os ensinos ministrados nas reuniões públicas realizadas nas casas racionalistas cristãs são em grande parte provocados por pensamentos de dúvida, comuns a vários assistentes. Nos trabalhos espirituais, as respostas aos assuntos manifestados têm o objetivo de esclarecer estudiosos e investigadores.

O Racionalismo Cristão, na ação espiritualizadora da humanidade, preocupa-se com sua divulgação e expansão, feitas sempre dentro de critérios cautelosos e racionais, a fim de evitar-se a degenerescência em que se traduz o sensacionalismo, incompatível com os princípios doutrinários.

A divulgação é realizada de acordo com as possibilidades, sem açodamento, para atingir-se a meta desejada com segurança, tudo sendo efetivado gradativamente, através de propaganda sóbria e discreta, de divulgação dos princípios doutrinários na imprensa escrita, falada e televisionada, de livros próprios, de conferências, de palestras e de outros meios aceitáveis, como a internet.

Na expansão da Doutrina, incentiva-se a abertura de núcleos, de correspondentes e de filiais do Racionalismo Cristão. Também se estimula a criação de grupos de estudos nas casas racionalistas cristãs, para que seus integrantes pesquisem e exercitem, coletivamente, as obras literárias, trocando idéias e experiências sobre o que aprenderam da Doutrina. Esses encontros de estudos são autorizados pela Casa-Chefe mediante solicitação prévia dos presidentes das Casas interessadas em promovê-los.

Desde que haja espaço adequado, as casas racionalistas cristãs devem abrigar em seus edifícios salas das crianças e dos jovens, propiciando aos pais a necessária maior atenção para melhor aproveitar os ensinamentos das reuniões públicas, e, assim conscientizados sobre a espiritualidade, bem aprimorar a disciplina e a conduta de sua prole. É com amor e afeto que as crianças também despertarão para o conhecimento da espiritualidade, respeitando-se a si e ao próximo, tornando-se adultos bem formados.

A idéia de que devemos esperar que a humanidade chegue até nós ao invés de procurarmos chegar a ela era aceitável antigamente. Hoje, porém, tal entendimento não se ajusta ao nível de desenvolvimento de nossa sociedade. Seria praticar lamentável crime de omissão ver a humanidade mergulhada no atoleiro da perturbação e da degradação moral em que se encontra, e nos manter em atitude de passividade, sem nos preocuparmos em mostrar-lhe, através da difusão e da expansão criteriosa e necessária do Racionalismo Cristão, os benefícios que nossa filosofia espiritualista pode proporcionar.

Abertura de casas racionalistas cristãs

Nas práticas do Racionalismo Cristão, somente podem ser admitidas pessoas que tenham perfeito conhecimento da Doutrina e façam uso sistemático, na vida cotidiana, dos seus princípios. As práticas são efetuadas exclusivamente nas casas racionalistas cristãs, sob direção do Astral Superior. Este preceito deve ser rigorosamente observado.

A ordem e a disciplina nas reuniões são obrigatórias para regularidade dos serviços e para segurança de todos os presentes, sendo, portanto, o acatamento à disciplina condição indispensável no desempenho das funções regulamentares.

Para que estudiosos da Doutrina cheguem ao estágio de conhecimento exigido para abertura de uma casa racionalista cristã, é necessário que formem um núcleo racionalista cristão, constituído por familiares, amigos, colegas de trabalho, vizinhos de bairro, enfim, por um grupo de pessoas honradas, que será visto, pela direção do Racionalismo Cristão, como ponto de partida para possível criação de nova Casa. Para tanto, um representante do grupo solicitará à Casa-Chefe autorização para se reunir nos dias e horários combinados entre si, de modo que o núcleo realize a limpeza psíquica e promova o estudo conjunto dos livros essenciais da Doutrina intitulados Racionalismo Cristão, A vida fora da matéria e Prática do Racionalismo Cristão.

As casas racionalistas cristãs localizadas no Brasil e em vários outros países compreendem três categorias: a Casa-Chefe, que é a matriz e sede mundial da Doutrina, as filiais e os correspondentes do Racionalismo Cristão.

As filiais e os correspondentes do Racionalismo Cristão, sem exceção, recebem instruções e esclarecimentos diretamente do órgão central e coordenador, que é a Casa-Chefe. Dessa forma, o preparo e a instalação de cada filial ou correspondente obedecem ao controle e à supervisão dela, que tudo orienta no sentido da uniformização das regras disciplinares.

Por ocasião da instalação de uma filial, a Casa-Chefe indica o nome do presidente astral respectivo, bem como o do primeiro e o do segundo organizador astral das correntes fluídicas do Racionalismo Cristão. De igual forma, a troca do presidente e dos dois organizadores astrais de uma filial por ascensão a plano espiritual mais elevado só pode ser feita pela Casa-Chefe, vedada terminantemente qualquer mudança por iniciativa da própria filial.

O presidente astral dos correspondentes é, sempre e unicamente, o Presidente Astral do Racionalismo Cristão, não tendo essas Casas organizadores astrais de correntes fluídicas, porque nos correspondentes não há manifestações mediúnicas.

Os presidentes das filiais e dos correspondentes desempenham as atribuições que lhes forem conferidas pelo presidente do Racionalismo Cristão, mediante mandato procuratório específico para não só presidirem as reuniões espiritualistas e administrativas das respectivas Casas, com a exata observância dos princípios do Racionalismo Cristão e o rigoroso acatamento da disciplina constante neste livro, mas também agirem como administradores delas, juntamente com os conselhos locais, nas atividades de natureza material voltadas para a prática da Doutrina.

O correspondente inicia-se quando o núcleo racionalista cristão existente tiver o mínimo de seis pessoas, dentre as quais haja uma disposta a assumir as responsabilidades da presidência. Essa pessoa escreve à Casa-Chefe expondo o anseio desse núcleo espiritualista em abrir uma casa racionalista cristã. Para tanto, solicita ao presidente do Racionalismo Cristão autorização para realizar reuniões públicas como correspondente e encaminha os requerimentos e fichas de inscrição dos futuros militantes.

Ao fazer essa solicitação, os integrantes do grupo interessado em fundar um correspondente devem estar conscientizados da responsabilidade que assumem perante si próprios, perante o presidente do Racionalismo Cristão e perante o Astral Superior. A responsabilidade implica o pleno conhecimento dos princípios doutrinários e da rigorosa disciplina que terão de seguir em suas próprias vidas e de praticá-los nas reuniões espiritualistas e administrativas.

O correspondente pode ocupar um cômodo da residência de qualquer dos militantes, mas com obrigatório acesso independente, até que tenha, como é desejável, sede própria.
Uma vez aceito o pedido, o correspondente passa a realizar reuniões públicas de acordo com a disciplina constante no capítulo 12 deste livro.

As reuniões públicas dos correspondentes são realizadas às segundas, quartas e sextas-feiras, podendo ser iniciadas às 19 horas, às 19h30min, às 20 horas ou às 20h30min, de acordo com as necessidades locais. As reuniões públicas têm duração de trinta minutos.

Além das reuniões públicas, os correspondentes realizam reuniões de estudos doutrinários e disciplinares às terças e quintas-feiras, nos mesmos horários, com a finalidade de reforçar o entendimento das questões espirituais e de consolidar a prática disciplinar. Dessas atividades, com uma hora de duração, participam os militantes e, a convite da presidência, assistentes estudiosos da doutrina racionalista cristã.

Os correspondentes também prestam atendimento personalizado ao público em dias e horários fixos ou combinados previamente com o presidente da Casa ou com diretor encarregado dessa atividade.

Nas reuniões públicas dos correspondentes não há manifestações mediúnicas em qualquer hipótese. Com o correr do tempo, surgindo pessoas dispostas a desenvolver a mediunidade e, caso o correspondente atenda às condições materiais próprias de uma filial para a realização de reuniões espiritualistas, seu presidente dá ciência disso à Casa-Chefe, e esta delibera se pode, ou não, haver treinamento de médiuns, de modo que seja cumprida a intransferível condição de o correspondente ser elevado à categoria de filial no prazo máximo de seis meses, e, assim, bem cumprir os requisitos disciplinares próprios dessa categoria de Casa.

A Casa-Chefe e as filiais do Racionalismo Cristão seguem disciplina adequada aos trabalhos espiritualistas que realizam em horários específicos, conforme consta nos capítulos 10 e 11 deste livro.

Os médiuns da Casa-Chefe e das filiais do Racionalismo Cristão, nas reuniões públicas, transmitem, à mesa do estrado, reflexos de pensamentos de assistentes e de espíritos do astral inferior que tiveram o uso do livre-arbítrio temporariamente contido pelas Forças Superiores que formam as correntes fluídicas. Cada manifestação mediúnica serve de tema ao presidente da reunião para que discorra, por no máximo cinco minutos, sobre os princípios doutrinários.

Na Casa-Chefe e nas filiais, no final das reuniões públicas, durante cerca de cinco minutos, um espírito do Astral Superior se manifesta, através de médium previamente preparado, em doutrinações orientadoras voltadas para os assistentes.

Essas doutrinações calam fundo na consciência dos presentes, umas alertando-os sobre erros cometidos, orientando-os para reconhecê-los e evitá-los, outras que lhes inspiram as melhores realizações, e outras ainda que levam à exata observância de princípios doutrinários, dando maior segurança para que façam da vida uma extensão prática de todos esses ensinamentos.

Durante uma reunião pública, são invariavelmente conduzidos aos seus mundos de estágio evolutivo os espíritos arrebatados de assistentes no salão e da atmosfera fluídica que envolve a parte externa de cada Casa.

Somente pela lei de atração conseguem os espíritos do Astral Superior permanecer nas reuniões públicas realizadas nas casas racionalistas cristãs, para beneficiar os assistentes e afastar espíritos obsessores que os tenham acompanhado.

Fonte:
http://www.racionalismo-cristao.org/biblioteca-digital.html - Livro Prática do Racionalismo Cristão - 13ª edição - Rio de Janeiro - 2009
 
Poderá gostar de conhecer: