O Mar!
Cercando prendendo as nossas Ilhas!
Deixando o esmalte do seu salitre nas faces dos pescadores,
roncando nas areias das nossas praias, batendo a sua voz de encontro aos montes,
… deixando nos olhos dos que ficaram a nostalgia resignada de países distantes …
… Este convite de toda a hora que o Mar nos faz para a evasão!
Este desespero de querer partir e ter que ficar! …
— Poema do Mar, Jorge Barbosa

Ilha Sao Nicolau - Cabo Verde

Descoberta um ano depois das ilhas do Sul, São Nicolau foi avistada a 6 de Dezembro de 1461. Devido ao relevo montanhoso de difícil acesso as pessoas demoraram a chegar.

O seu povoamento só veio a acontecer em meados do século XVII com o surgimento de uma pequena povoação no Porto da Lapa. No ano de 1653, para fugir aos constantes ataques piratas os habitantes do Porto da Lapa dirigiram-se ao vale da Ribeira Brava, onde hoje é a vila da Ribeira Brava. No ano de 1731, o seu número de habitantes rondava os 260 habitantes. Em 1818, foi construído no porto de Preguiça, que ficava perto da vila, um forte para o proteger dos constantes ataques dos piratas. Actualmente a ilha conta com uma população de 13.536 habitantes na sua extensa área de superfície de 388 Km2.


São Nicolau é enorme em comparação ao seu pequeno número de habitantes e oferece uma grande variedade de trilhas para caminhadas, mas muito poucas estradas, ideal para motociclistas “mountain bikers”.
Há mapas disponiveis na cidade e recursos como atendimento médico, mercados e edifícios históricos estão na Vila da Ribeira Brava.




A ilha de São Nicolau é uma das ilhas do Barlavento de Cabo Verde. É uma ilha montanhosa com uma economia fundamentalmente agrícola, mas está sujeita a secas. Povoada pela primeira vez no século XVI, é conhecida pelas suas montanhas e pela principal vila, Ribeira Brava, há muito a sede da diocese de Cabo Verde. A sua outra vila é o porto do Tarrafal.


Para além do português, língua oficial, o crioulo cabo-verdiano é usado no dia-a-dia pela maioria da população de São Nicolau. Existe uma variante local do crioulo cabo-verdiano.
São Nicolau é a ilha natal de Armando Zeferino Soares, o compositor da música Sôdade.

Casas Racionalistas Cristãs – Ilha de São Nicolau – Cabo Verde


Filiais
Ilha de São Nicolau
Vila Ribeira Brava
Ilha de São Nicolau - CABO VERDE
Presidente: Sr. José Francisco Martins

Correspondente
Praia Branca
Ilha de São Nicolau - CABO VERDE
Presidente: Sr. Joaquim Jorge Spencer

Ribeira Prata
Lombo de Barreira - Ribeira Prata
Ilha de São Nicolau - CABO VERDE
Presidente: Sra. Olímpia Filipa Silva de Jesus

Tarrafal
Ilha de São Nicolau - CABO VERDE
Presidente: Sr. Aquilino Vicente Ramos
http://christian-rationalism.net/eventos/tarrafal210410.html


Fonte:
http: // www racionalismo-cristao.org/casas.html
http:// www asemana publ.cv/spip.php?article4407&ak=1#ancre_comm
http:// www bela-vista net/Sao-Nicolau-map-e.aspx
http: // pt wikipedia.org/wiki/Ilha de Sao Nicolau
Revista Fragata



Notícia de 07 de setembro de 2011,
São Nicolau ganhará o maior túnel do país.

O Governo já lançou a proposta para o estudo do projecto de construção de um túnel na localidade de Covoada, ilha de São Nicolau, o maior do país com 600 metros de comprimento. A informação foi avançada em exclusivo ao “asemanaonline” pelo ministro das Infra-estruturas e Economia Marítima, José Maria Veiga.
“Já lançámos a proposta para o estudo do projecto do túnel de Covoada. Até Outubro / Novembro vamos indicar a empresa vencedora. Depois desta fase e sabendo dos custos, será lançado um concurso para as empresas executadoras da obra. Com isso, também já poderemos mobilizar os recursos”; informa o ministro, enaltecendo a grandiosidade da obra. É uma reivindicação antiga população, que vai ligar por via subterrânea as localidades de Covoada e Fajã, no concelho de Ribeira Brava.
Com o túnel, os moradores de Covoada – uma localidade encravada em altitude que tem a agricultura como a sua principal actividade económica – vão estar mais perto das sedes de concelho da ilha – Tarrafal e Ribeira Brava.
"Será uma grande obra para a ilha de São Nicolau. Vamos aproveitar a experiência da Madeira (Portugal), uma ilha montanhosa mas que tem uma grande rede de estradas, feitas por meio de túneis. Com isso, poupamos em terrenos e encurtamos as distâncias”, salienta José Maria Veiga, que promete um “planeamento pormenorizado” da infra-estrutura, tendo em conta o período de crise ao qual Cabo Verde não escapa.
Se tudo correr como o planeado, o início das obras poderá acontecer ainda este ano ou no início do próximo ano. Assim, o túnel de São Nicolau passará a ser o quarto a ser construído em Cabo Verde, mas é o mais extenso até agora, com 600 metros. Refira-se que está a nascer em Santa Cruz, interior de Santiago, uma infra-estrutura do género, com 303 metros. A ilha de Santo Antão, a mais montanhosa de Cabo Verde tem já o seu túnel a funcionar na estrada Paul/Janela com 330 metros. E tem outro com 230 metros.
Fonte: http // www asemana.publ.cv/spip.php?article68216&var_recherche=tunel%20cavoada&ak=1