O Mar!
Cercando prendendo as nossas Ilhas!
Deixando o esmalte do seu salitre nas faces dos pescadores,
roncando nas areias das nossas praias, batendo a sua voz de encontro aos montes,
… deixando nos olhos dos que ficaram a nostalgia resignada de países distantes …
… Este convite de toda a hora que o Mar nos faz para a evasão!
Este desespero de querer partir e ter que ficar! …
— Poema do Mar, Jorge Barbosa

Cabo Verde previne-se contra o vírus ébola

Cabo Verde previne-se contra o vírus ebola
 
Cabo Verde está a realizar uma campanha de sensibilização sobre febre hemorrágica ébola nos portos e aeroportos, com distribuição de desdobráveis que contém informações sobre a doença a para que os viajantes adoptem medidas de prevenção.

A campanha de sensibilização em parceria com a Organização Mundial da Saúde -OMS-  é apenas uma medida preventiva, uma vez que o arquipélago não registou até ao momento nenhum caso do vírus ébola. Quem o diz é a ministra Adjunta e da Saúde, Cristina Fonte Lima: " Nós queremos com esta acção sensibilizar os passageiros que vêm ou que partem para ter alguns cuidados.

Não há ainda restrição de viagens. Eu própria devo deslocar-me à Libéria para participar numa reunião de ministros da Saúde da zona".

Uma das instruções das autoridades de saúde obriga a que em todas as chegadas de voos da zona ocidental africana, os tripulantes devem apresentar declarações de casos de gripe, febres ou eventuais má disposições decorridas no voo, e nessas situações os técnicos de saúde deverão estar prontos a agir.

O representante da Organização Mundial da Saúde em Cabo Verde, Ambrósio Disadid , disse que a OMS já transmitiu ao governo o que deve ser feito: "Transmitimos ao governo as acções que devem ser tomadas em termos de prevenção e preparação para resposta. Como sabem o risco zero não existe, Cabo Verde faz parte do mundo, é um país visitado e também temos cabo-verdianos que vivem fora. Então estas medidas são apenas para prevenir".

A Organização Mundial da Saúde entregou ao Ministério da Saúde 6350 kits de equipamentos para prevenção do vírus ébola no arquipélago.

Recorde-se que ontem o Mali identificou os primeiros três casos suspeitos de ébola e pode ser o quarto país africano a ser atingido pelo surto da doença depois da Guiné-Conacri, Libéria e Serra Leoa. Pelo menos 93 pessoas já morreram da doença. O país mais atingido é a Guiné-Conacri, onde já faleceram 86 pessoas, e a Libéria sete.


Ebola - O que precisamos de saber


A doença por vírus Ebola é infecciosa – Mata 60 a 90% dos casos e não tem cura




A boa notícia é que é possível evitá-la.



O QUE É O EBOLA?

É sangrento
Ebola é uma febre hemorrágica – atua fazendo a vítima sangrar por quase todo o corpo. Normalmente as vítimas sangram até à morte.

É contagioso
O Ebola é altamente contagioso; sendo transmitido através de contato com os fluidos corporais, tais como sangue, saliva, sêmen ou fezes. O Ebola não está presente no AR.

É verdadeiramente mortal
Cerca de 60-90% das pessoas que contraem o Ebola morrerão da doença. É uma das doenças mais mortais do mundo, matando em apenas algumas semanas.

Não tem cura
Esta é parte triste – O Ebola não tem tratamento ou cura conhecidos, mas as pessoas podem ser tratadas e podem recuperar se informarem as autoridades NO INÍCIO DOS SINTOMAS!

SINTOMAS DO EBOLA
► Febre
► Dor de cabeça
► Diarreia
► Vômitos
► Fraqueza
► Dores nas Articulações e Músculos
► Dores de Estomago
► Falta de Apetite


COMO SE PROTEGER
A doença por vírus Ebola é infecciosa – Mata 60 a 90% dos casos e não tem cura


Lave as mãos com sabonete / sabão
Faça isto muitas vezes. Também pode usar um bom desinfetante para as mãos. Evite contatos desnecessários.


O vírus não consegue desenvolver a desinfetantes, calor, luz solar direta, detergentes e sabões. LIMPE!Desinfete o seu meio ambiente
O vírus não consegue desenvolver a desinfetantes, calor, luz solar direta, detergentes e sabões. LIMPE!


Não toque em cadáveres
Os cadáveres ainda podem transmitir Ebola. Não lhes toque sem equipamentos de proteção ou evite-os completamente.


Comunique
Comunique IMEDIATAMENTE as autoridades sintomas suspeitos que observe em si mesmo, ou qualquer outra pessoa. Não perca tempo! Não tenha vergonha! Pode salvar uma vida!


Não coma carne de caça
A carne de caça pode ser portadora de vírus. É melhor restringir-se a comida caseira.


Fumigue se tiver pragas
Fumigue o seu meio ambiente e elimine as carcaças dos animais de forma adequada. Quanto mais limpo melhor!


Proteja-se
Use equipamentos de proteção se precisar aproximar-se de alguém com sintomas de Ebola. Não compartilhe escovas de dente ou outros objetos com fluidos corporais.


Compartilhe a informação
Informe a seus vizinhos, colegas e pessoal de casa. Estamos mais seguros quando todos estão informados sobre o Ebola.


O EBOLA É MORTAL MAS EVITÁVEL

Vamos todos trabalhar juntos para salvar vidas!

Se vir algo suspeito – ou alguém que apresente os sintomas do Ebola, contate um médico ou os serviços de urgência imediatamente. Pode salvar vidas


Fonte:
www.thelancetstudent.com
http://guineveremedicina.blogspot.com.br/2014/04/cabo-verde-previne-se-contra-o-virus.html


www.portugues.rfi