O Mar!
Cercando prendendo as nossas Ilhas!
Deixando o esmalte do seu salitre nas faces dos pescadores,
roncando nas areias das nossas praias, batendo a sua voz de encontro aos montes,
… deixando nos olhos dos que ficaram a nostalgia resignada de países distantes …
… Este convite de toda a hora que o Mar nos faz para a evasão!
Este desespero de querer partir e ter que ficar! …
— Poema do Mar, Jorge Barbosa

In memorian de Antão José Lopes da Luz - 17-11-25

O Sr. Antão José Lopes da Luz nasceu em Mindelo na Ilha de São Vicente, em 17 de janeiro de 1938, desencarnou em 17 de novembro de 2024, Miratejo, Portugal, margem sul do Tejo. Casado com a Sra. Aida Almeida Lopes da Luz, deixou filhos, netos... Nessa jornada evolutiva inaugurou a sua obra prima, que a leva como uma conquista pessoal, um patrimônio emocional ao Astral Superior, que é a Filial Seixal da Filosofia Espiritualista Racionalista Cristã, onde como propagador dos princípios cristãos codificados por Luiz de Mattos, orientou a muitos!!!

Um homem de extrema clarividência, formação espiritualista sólida, transformou seu lar numa autêntica casa espiritualista, construiu sua família com a seriedade que a espiritualidade racional e cientifica impõe, dedicou-se aos seus e a todos que se aproximassem com a franqueza que lhe era peculiar.

Sua simplicidade e correção nas suas palavras foram de solar clareza, minucioso nos seus escritos, com a sua alegria em abraçar a todos, foi um autêntico missionário da paz, transformava pessoas e ambientes, foi um polo de atração do bem, que o tornava um multiplicador dos princípios propagados por Jesus de Nazaré...

No seu legado nos deixou um verdadeiro patrimônio de informações para a espiritualidade, intitulado “Um Farol na Margem Sul do Tejo”, a disposição de todos na internet.

Mas, não poderíamos deixar de transcrever as próprias palavras do Senhor Antão da Luz...

Minha história de amor pela Doutrina Racionalista Cristã

Vivi em Cabo Verde até maio de 1999.

Como já é do conhecimento de alguns amigos e companheiros, a minha mulher e eu fomos ativos participantes na fundação da Filial Santiago, em maio de 1978 e, anos depois, do Correspondente Achada de Santo António, em devido tempos elevado a Filial.

Já em Portugal, por ter continuado a trabalhar na Baixa da Capital Portuguesa, logo que possível, tornei-me militante da Filial Lisboa. Mas a minha mulher já com alguma dificuldade em se deslocar, percebeu que não poderia, com assiduidade, participar dos trabalhos dessa Casa Filosófica Espiritualista Racionalista Cristã.

Ela sempre me disse, desde Cabo Verde, que vinha tendo intuições de que deveríamos abrir um núcleo de amigos da Doutrina na localidade que escolhemos para habitar – Miratejo, na margem sul do Tejo.

Confesso que levei algum tempo para aderir à ideia, pois não conhecia ninguém nesta zona e, por isso, o sonho poderia levar algum tempo a tornar-se realidade.

Com a persistência desse pensamento, quase que por acaso, houve condições para que cinco pessoas se reunissem e desse encontro veio a nascer a Casa Filosófica Espiritualista Racionalista Cristã do Seixal.

Fundada em maio de 2004, já no mês seguinte os trabalhos mediúnicos decorriam satisfatoriamente, pois havia mediunidade desenvolvida e uma sólida experiência adquirida ao longo de quase trinta anos.

Começamos a registrar as doutrinações deixadas pelo Astral Superior.

Passados dois meses manifestou-se um espírito que, pelos detalhes fornecidos, deu a entender tratar-se de um velho conhecido meu e que se tornou familiar, por afinidade, de uma irmã minha, mais velha do que eu, desencarnada no começo do ano da iniciação dos nossos trabalhos psíquicos, a qual veio a ser confirmada pela Sede Mundial, como a formadora da nossa segunda corrente.

A partir desse dia, talvez pressupondo que iríamos participar de trabalhos convincentes, tomei a decisão de transcrever também as doutrinações proferidas à cabeceira da mesa dos trabalhos.

Nada foi premeditado! As coisas foram acontecendo e, ao fim de cerca de um ano, parei com as transcrições dessas doutrinações e decidi tudo enviar para conhecimento dos responsáveis da Sede Mundial.

A obra foi compilada e tem servido como material de estudo aos candidatos a médiuns e para treinamento de doutrinadores.

Nunca, de forma alguma, cogitamos que esse registro pudesse vir a ter outra serventia para além da atrás descrita e vir a servir de incentivo às futuras gerações de militantes desta ou de outras Filiais.

No que concerne à publicação deste trabalho, para além de ter a consciência de que tudo surgiu de forma, quase que espontânea, deixo a explicação aos dois abnegados editores, pois, nessa matéria, só poderei ser um humilde aluno, desses nobilíssimos amigos da Filosofia Espiritualista Racionalista Cristã.

Cada vez estou mais convencido de que NADA ACONTECE POR ACASO!”