Resumo História Praça Amílcar Cabral ou Simplesmente
Praça Nova.
A cidade de Mindelo desenvolveu-se em torno do seu porto (Porto Grande), onde navios de carga e transatlânticos vinham para reabastecer em carvão antes de atravessar o oceano. No final do século XIX, o comércio de carvão era controlado pelas empresas inglesas que concordavam em aumentar os preços, o que fez do Mindelo um porto menos competitivo do que as ilhas Canárias e Dakar: o tráfego diminuiu perigosamente, privando de trabalho as populações vindas das ilhas vizinhas.
Para quebrar esse monopólio, em 1891, as autoridades coloniais autorizou uma nova empresa de capital português, com o direito de construir seus depósitos de carvão num lugar privilegiado no coração da cidade e de frente para o mar, na Praça Dom Luís, onde os 3000 habitantes do Mindelo costumavam se distrair.
Em
troca, a nova "Companhia São Vicente de Cabo Verde" devia
construir um espaço novo (a "praça nova") num lugar um pouco
mais afastado.
As
reações foram fortes, mas apesar dos protestos, compensados pelos impulsos
patrióticos, a Praça Dom Luís foi demolida em 1891, para descobrir rapidamente
que os britânicos compraram secretamente a nova empresa logo após sua criação.
Balanço
da operação: um centro da cidade amputado, um monopólio reforçado e uma
população enganada que reforçou seus sentimentos anti-ingleses.
Foi somente em novembro 1894 que a nova "Praça Serpa Pinto" (ex-governador da província de Portugal) foi aberto, o povo utilizou o nome "Praça Glasgow", referindo-se aos bancos de ferro forjado na cidade de Glasgow. Na independência (5 de julho 1975), a praça foi rebatizado "Praça Amílcar Cabral", herói de nossa independência, mas o nome "Praça Nova" continua sendo o mais usado.