O Mar!
Cercando prendendo as nossas Ilhas!
Deixando o esmalte do seu salitre nas faces dos pescadores,
roncando nas areias das nossas praias, batendo a sua voz de encontro aos montes,
… deixando nos olhos dos que ficaram a nostalgia resignada de países distantes …
… Este convite de toda a hora que o Mar nos faz para a evasão!
Este desespero de querer partir e ter que ficar! …
— Poema do Mar, Jorge Barbosa

Cabo-verdianos na América - Por Emmanuel Almada Santiago

No evento histórico em maio de 2017, que marcou a passagem dos 90 anos de fundação da Doutrina Racionalista Cristã nos EUA, diante de uma seleta assistência, de simpatizantes, militantes, representantes de outras filiais e da Casa-Chefe, o Presidente da Filial Providence e Representante do Racionalismo Cristão nos Estados Unidos, Senhor Emmanuel Almada Santiago, discorreu sobre a história dos Cabo-verdianos e a disseminação do Racionalismo Cristão nesse país.

Nos Estados Unidos, cabo-verdianos emigrantes fundaram o Racionalismo Cristão em 1927

Memorial
Augusto Messias de Burgos
De marinheiros a imigrantes e integração à sociedade americana. Segundo historiadores, desde o descobrimento das ilhas de Cabo Verde pelos portugueses, em 1460, seus habitantes procuraram outras paragens para fugir à seca e à fome. No início do século XVIII, os baleeiros americanos que navegavam pelo Atlântico Sul aportavam em Cabo Verde para se abastecerem de água e comida, mas também de homens conhecidos como bons marinheiros.

Foi assim que, no século XVIII, começaram a chegar os primeiros imigrantes das Ilhas a Pawtucket. Registros históricos indicam que, em 1840, mais de 40% dos caçadores de baleias de Pawtucket eram cabo-verdianos. Hoje, admite-se que existem cerca de 400 mil cabo-verdianos nos Estados Unidos, a grande maioria na Nova Inglaterra.

Click to HEAR the Psychic Cleansing
As dificuldades enfrentadas pelos imigrantes, apesar de haverem alcançado perfeita integração à sociedade americana.

Problemas foram superados e os cabo-verdianos conseguiram abrir dois correspondentes, nas cidades de Somerville e Lowrence, Massachusetts.

Esses correspondentes funcionaram por anos e, conforme relato do livro de atas da Casa-Chefe, fizeram sucesso com a limpeza psíquica, no arrebatamento de espíritos inferiores e na normalização de criaturas com distúrbios psíquicos.

Clique para OUVIR a Limpeza Psíquica
Mas veio a crise que devastou a bolsa de valores de Nova York, em 1929, com consequências extraordinárias, e milhares de famílias, tiveram que regressar às terras de origem, inclusive os verdadeiros pioneiros do Racionalismo Cristão nos Estados Unidos, que fecharam as portas dos correspondentes deixando a Doutrina desativada.

Click to HEAR the Psychic Cleansing
Em 1980 surgiu uma nova era na história do Racionalismo Cristão no EUA. Nesse ano, um grupo de cabo-verdianos residentes nos Estados de Nova Jersey e Nova York deu início a uma nova época marcada pela abertura de um Correspondente na Cidade de Jersey.

Atualmente temos sete Casas: quatro filiais e três correspondentes, localizadas em New Jersey, Waterbury Conn, Pawtucket, Boston, Brockton, New Bedford e Providence, onde temos a honra de dirigir.

Clique para OUVIR a Limpeza Psíquica
Todas essas Casas, de uma forma geral, dispõem já de grande número de militantes e assistentes, cabo-verdianos e de diversas outras nacionalidades. Dada a realidade do País em que vivemos, essas Casas têm passado muitas dificuldades, que tem exigido esforço profundo dos seus responsáveis.

Sentimos hoje certo orgulho de termos vencidos todas as dificuldades que têm surgido ao longo desse percurso, ao mesmo tempo em que alimentamos uma profunda esperança que os tempos vindouros nos tragam maiores prosperidades para o bem do Racionalismo Cristão nos EUA e todos aqueles que têm dado o seu melhor para sua expansão no mundo inteiro.

Click to HEAR the Psychic Cleansing
Nesta data que simboliza a fundação da Doutrina nos EUA e os seus 90 anos, nós prestamos a nossa homenagem a todos aqueles que de uma forma ou outra contribuíram para essa realidade que hoje se vive nesse País e muito honra a nossa gente, que é essa grande Doutrina que se chama Racionalismo Cristão.

Cabo-verdianos na América
Por Emmanuel Almada Santiago
Presidente Filial Providence, Rhode Island - EUA
Representante da Casa-Chefe do Racionalismo Cristão nos EUA

Fonte: Jornal A Razão – Agosto 2017

CONVITE

Casa-Chefe Rio de Janeiro
A todos os que sofrem com as decepções e reveses da vida ou aqueles que vivem num momento de bonança, convidamos a conhecerem a nossa filosofia espiritualista Racionalista Cristã, bem como os benefícios da corrente fluídica em uma de nossas reuniões públicas.
A entrada é franca e todos são bem-vindos!

Dias:
2as, 4as, e 6as feiras – das 20:00h às 21:00h
A entrada é permitida entre 19:20h até as 20:07h
Consulte o endereço que mais lhe convém e horários:
Ou tire suas dúvidas:
Visite nossa Filial Jersey City
a entrada é franca e todos são bem-vindos!
24, Martin Luther King Jr Drive
Jersey City, New Jersey 07305

Poderá gostar de conhecer:
 Burgospedia - Comunidade Burgalesa
 Augusto Messias de Burgos - Sua vida e família