O Mar!
Cercando prendendo as nossas Ilhas!
Deixando o esmalte do seu salitre nas faces dos pescadores,
roncando nas areias das nossas praias, batendo a sua voz de encontro aos montes,
… deixando nos olhos dos que ficaram a nostalgia resignada de países distantes …
… Este convite de toda a hora que o Mar nos faz para a evasão!
Este desespero de querer partir e ter que ficar! …
— Poema do Mar, Jorge Barbosa

Um Cabo-Verdiano no Vaticano

Estava num passeio em Roma quando, ao visitar a Catedral de São Pedro fiquei abismado ao ver uma coluna de mármore com um telefone de ouro em cima.

Vendo um jovem padre que passava pelo local perguntei a razão daquela ostentação.


O padre então me disse que aquele telefone estava ligado a uma linha direta com o Paraíso e que se eu quisesse fazer uma chamada eu teria de pagar 100 dólares.

Fiquei tentado, porém declinei da oferta.
Continuando a viagem pela Itália encontrei outras igrejas com o mesmo telefone de ouro na coluna de mármore.

Em cada uma das ocasiões perguntei a razão da existência e a resposta era sempre a mesma: Linha direta com o paraíso ao custo de 100 dólares a chamada.

Depois da Itália, chegando à Cabo Verde, fui direto para minha cidade. Ao visitar a nossa gloriosa Catedral, no Centro, fiquei surpreso ao ver novamente a mesma cena: uma coluna de mármore com um telefone de ouro.

Sob o telefone um cartaz que dizia:
LINHA DIRETA COM O PARAÍSO - PREÇO POR CHAMADA = 1,00 escudo.

Não me aguentei, e perguntei...

Padre, eu disse, viajei por toda a Itália e em todas as catedrais que visitei vi telefones exatamente iguais a este, mas o preço de cada chamada era 100 dólares. Por que aqui é somente $1,00 escudo?

O Padre sorriu e disse:
Meu amigo, você está em CABO VERDE.
Aqui a chamada é local.
O PARAÍSO É AQUI...