O Mar!
Cercando prendendo as nossas Ilhas!
Deixando o esmalte do seu salitre nas faces dos pescadores,
roncando nas areias das nossas praias, batendo a sua voz de encontro aos montes,
… deixando nos olhos dos que ficaram a nostalgia resignada de países distantes …
… Este convite de toda a hora que o Mar nos faz para a evasão!
Este desespero de querer partir e ter que ficar! …
— Poema do Mar, Jorge Barbosa

Onde está Cabo Verde?

Cabo Verde está localizado na encruzilhada dos três continentes banhados pelo Atlântico, é uma parada obrigatória no meio do oceano.
 
Situado a 500 km da costa do Senegal, é composto por 10 ilhas e algumas ilhotas.

Todas ilhas são de origem vulcânica e posicionadas entre os paralelos 14°48 e 17°12 de latitude norte, e meridianos 22°44 e 25°22 longitude oeste. Cabo Verde é constituído por dois tipos muito diferentes de ilhas.

São seis ilhas habitadas e caracterizados por suas paisagens montanhosas, enquanto as demais são distinguidas por suas extensas areias douradas.


As ilhas são divididas em dois grupos nomeados de acordo com os ventos alísios que lhes chegam do continente Africano: barlavento e sotavento.
 
O primeiro grupo “barlavento” é composto das ilhas de Santo Antão, São Vicente, Santa Luzia (desabitata), São Nicolau, Sal, Boavista, e o segundo grupo “sotavento”, mais ao sul, compreende as ilhas de Maio, Santiago, Fogo e Brava.

O sol espalha seu calor o ano inteiro, amenizado pela brisa fresca do mar. Tornando o clima tropical e seco.

A temperatura média é de aproximadamente 25° C e as mudanças não excedem a 10° C.

Com extensas praias que permitem todos tipos de esportes aquáticos, montanhas que impressionam, peixes de alta qualidade, deliciosos frutos do mar e a sua música melodiosa, distingui Cabo Verde como um destino turístico muito interessante.

O país é conhecido por sua estabilidade e ausência de qualquer tipo de conflito. Porque é fortemente influenciada pela cultura ocidental, as pessoas são maioritariamente cristãs e a maioria deles são católicos, em seguida aparecendo a Doutrina Racionalista Cristão com um número significativo de estudiosos, além de ser uma alternartiva para todos que desejam aprofundar-se no estudo da espiritualidade!

Com uma área total de 4,033 Km², sua superfície marítima é de 45.000 Km² Cabo Verde é um dos cinco arquipélagos do Atlântico, os outros são: Açores, Madeira, Canárias e as Ilhas Selvagens (situada entre as ilhas Madeira e as ilhas Canárias).

Poderá conhecer também:
Ilhas de Barlavendo e Sotavento, Santo Antão, São VicenteSão Nicolau, Ilha BravaIlha de Boa VistaIlha de Santiago, Ilha de Maio, Ilha do Fogo, Ilha do Sal.