O Mar!
Cercando prendendo as nossas Ilhas!
Deixando o esmalte do seu salitre nas faces dos pescadores,
roncando nas areias das nossas praias, batendo a sua voz de encontro aos montes,
… deixando nos olhos dos que ficaram a nostalgia resignada de países distantes …
… Este convite de toda a hora que o Mar nos faz para a evasão!
Este desespero de querer partir e ter que ficar! …
— Poema do Mar, Jorge Barbosa

Ilhas de Barlavento e Sotavento - CaboVerde

As ilhas de Cabo Verde foram descobertas pelos portugueses Diogo Gomes e António Noli, em 1460 - 1462. O arquipélago é constituido por dez ilhas e pequenas ilhas, de origem vulcânica, distribuidos em dois grupos distintos: Barlavento ao Norte e Sotavento ao Sul.

Ilhas de Barlavento – Cabo Verde


As Ilhas do Barlavento (em francês) Îles-du-Vent; que significa onde sopra o vento
Grupo de ilhas do arquipélago de Cabo Verde integrando (de oeste para leste): Santo Antão, São Vicente, Santa Luzia (desabitada), São Nicolau, Sal e Boa Vista.


Pertencem ainda ao grupo do Barlavento os ilhéus desabitados de Branco e Razo, situados entre Santa Luzia e São Nicolau; o ilhéu dos Pássaros, em frente à cidade do Mindelo, na ilha de São Vicente; os ilhéus Rabo de Junco, na costa da ilha do Sal e os ilhéus de Sal Rei e do Baluarte, na costa da ilha da Boa Vista.


Boa Vista, a ilha do arquipélago mais próxima do continente africano. Por isso o clima e a paisagem são marcadamente influenciados por ventos secos e quentes do Sahara.

Sal assolada pelos ventos, é a ilha mais plana do arquipélago. Seu ponto mais alto, Monte Grande, eleva-se a 406m acima do nível do mar.

Santa Luzia, com 35 km² atualmente desabitada, já abrigou uma comuniade agrícola no século XVIII.

Santo Antão é a segunda maior ilha, a mais ocidental e a mais ao norte do arquipélago. É a ilha mais impresionante de Cabo Verde com o seu relevo. Topo da Coroa, o ponto mais elevado com 1979m, divide a ilha em duas vertentes: a norte e a sul. A ilha com mais água no ano inteiro.

São Nicolau com os seus 346km², encontra-se numa posição quase central relativamente às restantes ilhas. Estas, podem ser vistas no seu conjunto em dias de boa visibilidade, a partir do Monte Gordo que ostenta com os seus 1312m.

São Vicente, é a segunda ilha mais povoada de Cabo Verde, tendo a cidade Mindelo a mais populacional. Semi-plana, têm como ponto mais alto 774m. Com a forte erosão,as marcas de vulcanismos são evidentes através da presença de diversas crateras.

Ilhas de Sotavento - Cabo Verde



Ilhas de Sotavento (em amarelo) em francês Îles Sous-le-Vent que em português significa o lado oposto onde sopra o vento


Grupo de ilhas do arquipélago de Cabo Verde que inclui (de leste para oeste): Maio, Santiago, Fogo e Brava.

Fazem ainda parte do Sotavento o ilhéu de Santa Maria, em frente à cidade da Praia, na ilha de Santiago; os ilhéus Grande, de Cima, do Rei, Luís Carneiro e Sapado, a cerca de 8 km da ilha Brava e o ilhéu da Areia, junto à costa dessa mesma ilha.

Brava, é a ilha mais pequena habitada em Cabo Verde. Seu relevo, é bastante acidentado, sendo a ilha, no seu conjunto a mais montanhosa no seu conjunto.

Fogo, sua forma, mostra o seu primitivo vulcão. A paisagem da ilha mostra-nos duas partes totalmente distintas: a sul, seca e árida, a norte,húmida e fertil.

Maio, juntamente com as ilhas de Sal e Boavista, são as mais planas do arquipélago.

Santiago, é a maior das ilhas do arquipélago e a mais populosa, atingindo quase metade da população de Cabo Verde. O interior, montanhoso, apresenta vales sinuosos e profundos. A costa, abrupta, de recifes negros com pequenas praias. A vegetação é exuberante em zonas altas e certos vales,sendo quase inexistente em zonas intermédias e baixas.


Fonte:
http:// pt wikipedia org/ wiki/Ilhas_de_Sotavento_(Cabo_Verde)
http:// pt wikipedia org/ wiki/Ilhas_de_Barlavento_(Cabo_Verde)
http:// wikitravel org/ pt/Ilhas_de_Sotavento_(Cabo_Verde)