O Mar!
Cercando prendendo as nossas Ilhas!
Deixando o esmalte do seu salitre nas faces dos pescadores,
roncando nas areias das nossas praias, batendo a sua voz de encontro aos montes,
… deixando nos olhos dos que ficaram a nostalgia resignada de países distantes …
… Este convite de toda a hora que o Mar nos faz para a evasão!
Este desespero de querer partir e ter que ficar! …
— Poema do Mar, Jorge Barbosa

Comemoração dos 100 anos do Racionalismo Cristão em Cabo Verde por Francisco da Cruz Évora

Aos amigos do Racionalismo Cristão

29/10/2011 – Sábado:
Não pude estar presente mas, mas quem lá esteve disse-me que foi um sucesso o encontro das mulheres racionalistas cristãs. Parece que a Da. Iraci Silva usou da palavra, recebendo muitos aplausos, aliás, como aconteceu com as restantes oradoras.



30/10/2011 – Domingo:
Recepção de muita gente que veio do Brasil, dos Estados Unidos e da Europa.

31/10/2011 - Segunda-feira:
Visitas oficiais às Casas Racionalistas Cristãs e à Câmara Municipal.

01/11/2011 - Terça-feira:
Simplesmente maravilhoso. Às 09:30 de Cabo Verde o Dr. João Vasconcelos, antropólogo e investigador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, abordou o tema Implantação do Racionalismo Cristão em Cabo Verde, cobrindo sensivelmente os primeiros trinta anos da história do racionalismo cristão em São Vicente. Moderou os debates o Sr. António Fortes, presidente da Filial do Madeiralzinho, nesta cidade do Mindelo.

Perguntado pelo Dr. Gilberto Silva, presidente em exercício do Racionalismo Cristão, se ele, Dr. Vasconcelos, gostava ou não da nossa Doutrina, respondeu que, não fora a sua admiração por ela, não estaria há dez anos a estudar a progressiva implantação da mesma no mundo em que vivemos.

Seguiu-se o lançamento do livro "Histórias do Racionalismo Cristão em S. Vicente", da autoria do Dr. Vasconcelos, cabendo a apresentação ao Dr. Alcides Ramos, doutorado em filosofia, que elogiou a seriedade da pesquisa feita pelo autor e recomendou vivamente a leitura do aludido livro.

Às 11:30 foi a vez do Dr. Gilberto Silva fazer a abertura oficial da Comemoração, acompanhado do Sr. Antero dos Santos, presidente da Filial Ilha de S. Vicente e coordenador da comissão organizadora da Comemoração.

Às 15:30 o presidente do Centro Redentor de Cabo Verde, Filial da Av. De Holanda nesta cidade, falou da prática do Racionalismo Cristão na clandestinidade em Cabo Verde, na época da polícia política salazarista, altura em que os encontros dos adeptos da Doutrina eram tidos como eventuais focos de movimentos anticoloniais.

Às 16:30 o Dr. Gilberto Silva falou do Racionalismo Cristão na atualidade, mostrando a linha de rumo que os órgãos dirigentes do mesmo estão a prosseguir, com segurança, para que a Doutrina prossiga na sua actualização e expansão, pedindo a abertura de espírito e a compreensão de todos para as alterações que já foram feitas e também para aquelas que hão de vir a seu tempo, pois todos sabem que a Doutrina é evolucionista, e, portanto, tem condições estruturais para se equilibrar aos tempos, à medida que estes vão mudando. Deixou, como não podia deixar de ser, uma certeza: os princípios essenciais da Doutrina são imutáveis, havendo apenas que mudar, quando se justificar, a forma da sua divulgação e da sua prática.

Tive a agradabilíssima oportunidade de dar um grande abraço à Da. Céu, da Filial de Lisboa, onde militei durante alguns anos. E vou ter a oportunidade de enviar um afectuoso e respeitoso abração ao Prof. Caruso Samel, através do Eng. Nemécio Rogério.

Nada como um dia depois de outro. Voltei a ter internet em casa e, embora muito resumidamente, vou relatar-lhes alguma coisa mais acerca dos eventos de 4a. feira a sábado, e ainda sobre o momento difícil da despedida. Entretanto, não me alongarei sobre as palestras de sábado visto que o Doutor Alcides Ramos já falou das mesmas na sua reportagem.

02/11/2011 – Quarta-feira:
No período da manhã houve reunião dos médiuns com o Dr. Gilberto Silva, nosso benquisto presidente em exercício do RC, seguido do encontro do mesmo com os dirigentes das casas racionalistas cristãs, presentes em S. Vicente.

À tarde assistimos à palestra sobre o tema "Racionalismo Cristão na Diáspora Cabo-verdiana", proferida pelo ilustríssimo representante regional do Racionalismo Cristão para a Europa (excepto Portugal), senhor Vitorino Chantre, que nos descreveu o imenso esforço e diversas peripécias que envolveram a implantação e expansão da Doutrina em diversos países europeus, depois de Portugal.

Como o tema da palestra abrangia todas as regiões do mundo, o palestrante teve o cuidado de frisar que se tratava de "tomar a parte pelo todo", visto não estar bem informado quanto à história do Racionalismo Cristão noutras diásporas cabo-verdianas. Felizmente, porém, houve a cooperação de alguns assistentes à palestra, que nos disseram algo a respeito, por exemplo, dos Estados Unidos da América.

O certo é que deu para ficarmos melhor informados acerca do que já foi feito ou vem sendo feito fora do Brasil, de Portugal e de Cabo Verde em prol da expansão do Racionalismo Cristão no mundo.


03/11/2011 – Quinta-feira:
De manhã houve encontro dos militantes, na Filial Ribeirinha, com o Dr. Gilberto Silva, que, sempre bem disposto e bom contador de anedotas, nos encantou com mais uma chamada de atenção para as grandes responsabilidades das Casas Racionalistas no acolhimento, limpeza psíquica e esclarecimento do público carente de ajuda espiritual.

À tarde coube ao Sr. Eng. Nemécio fazer as vezes de Caruso Samel na apresentação do tema "O despertar para a espiritualidade". Fantástico? Famoso? Esplêndido? ... Brilhante? ... Os adjectivos laudatórios que conheço são insuficientes para descrever a maestria da dupla Caruso + Nemécio. Houve intervenções da plateia, incluindo o Dr. Gilberto Silva. Tudo foi deveras encantador.

Lamentavelmente quem deveria fazer a apresentação do livro "A harmonia universal e a evolução espiritual" teve um impedimento de última hora, razão pela qual coube ao Dr. Carlos Ramos dizer algo sobre esse substancioso livro da autoria do Prof. Caruso Samel. Os exemplares que estavam na banca "sumiram" todos!

04/11/2011 – Sexta-feira:
À tarde houve uma sessão de treinamento de doutrinadores, a que não assisti.

05/11/2011 - Sábado:
Ver relato do Doutor Alcides Ramos. O auditório da Academia Jotamonte esteve repleto, tendo algumas pessoas assistido de pé. Aliás, de modo geral, a assistência aos eventos foi notável.


06/11/2011 - Domingo:
A "hora di bai" é sempre triste, ao término de momentos de grande alegria espiritual e conforto moral. Ninguém queria partir quando o Sr. Antero perguntou "quem quer ficar?".
Como sabemos, a emoção excessiva pode fazer muito mal ao nosso frágil corpo físico. O grupo visitante deixou-nos uma saudade imensa, mas confiamos na sua promessa de nos visitar de novo tão cedo seja possível. Agrada-nos imenso ouvir da boca daqueles que nos visitam que se sentem em casa, entre nós. Pela nossa parte, ficamos felizes e muito orgulhosos de ter merecido a visita de gente tão ilustrada e evoluída.

Na minha próxima mensagem espero poder nomear e saudar todos os visitantes não cabo-verdianos que vieram abrilhantar a comemoração em referência. Por ora, permitam-me destacar o meu feliz encontro com a companheira de estudos do Racionalismo Cristão, Da. Marialva, que foi portadora duma agradável mensagem do Sr. José Carlos Pereira para mim.
O abraço que dei a essa companheira é extensivo a todos os Racionalistas Cristãos, desejando muita saúde, mais e mais esclarecimento espiritual e, portanto, mais energia espiritual para darmos continuidade à grande batalha espiritualista que viemos travar na Terra, com absoluta confiança na vitória da Invencível Armada do Astral Superior e dos seus abnegados soldados terrenos sob a esclarecida direcção da Casa-Chefe do Racionalismo Cristão.

É tudo deste repórter de ocasião, de seu nome,
Francisco da Cruz Évora