O Mar!
Cercando prendendo as nossas Ilhas!
Deixando o esmalte do seu salitre nas faces dos pescadores,
roncando nas areias das nossas praias, batendo a sua voz de encontro aos montes,
… deixando nos olhos dos que ficaram a nostalgia resignada de países distantes …
… Este convite de toda a hora que o Mar nos faz para a evasão!
Este desespero de querer partir e ter que ficar! …
— Poema do Mar, Jorge Barbosa

Augusto Messias de Burgos - Origem do Racionalismo Cristão em Cabo Verde - Jornal A Razão, Agosto-2017 - Por Orlando Medina

Memorial
Augusto Messias de Burgos
Orlando Medina, conselheiro da Filial Providence, fez palestra sobre a história do Racionalismo Cristão nos Estados Unidos, e foi buscar a origem das convicções dos imigrantes cabo-verdianos em seu país, desde os idos de 1911.

Disse Orlando Medina: “Estamos celebrando os 90 anos das primeiras casas racionalistas cristãs implantadas nos Estados Unidos, e não podemos deixar de rever um pouco o percurso histórico desta lindíssima Doutrina codificada pelo ilustre mestre Luiz de Mattos com colaboração de Luiz Thomaz, este humanista de incalculável valor, tanto na fundação quanto no percurso do Racionalismo Cristão.

Foi Luiz Thomaz que, em 1911, ao inteirar-se da dolorosa situação por que passava o povo de Cabo Verde, provocada pela dura e longa estiagem que assolara as ilhas, determinou, em acordo com o cabo-verdiano Augusto Messias de Burgos, médium seu amigo, enviar um barco carregado de alimentos de primeira necessidade.

O custo era vultoso, cerca de 61 contos réis, mas foram angariados apenas 14 contos de réis. Luiz Thomaz ofereceu os 47 contos de réis que faltavam para que a ajuda fosse realizada, como aconteceu, pelo que, tenho certeza, o povo dessas Ilhas estar eternamente gratos.

Limpeza Psíquica

O portador desses produtos e também de uma mensagem ao governador das Ilhas foi Augusto Messias de Burgos, que teve a missão de introduzir a doutrina racionalista cristã em Cabo Verde.

De Burgos fez um tão brilhante trabalho pela Doutrina em Cabo Verde que levou alguns padres católicos, que dominavam as Ilhas sob o regime colonial português, a abandonar as suas igrejas para exercer o espiritismo. Até mesmo o Cônego Teixeira chefe das igrejas católicas nessas ilhas abandonou o catolicismo e terminou como espiritualista e professor.

De Burgos, ao contatar Henrique Morazzo, fez com que este aceitasse o Racionalismo Cristão em toda a profundeza da sua alma. Ainda recordam os velhos seguidores desta Doutrina de Henrique Morazzo, nos seus grandes discursos, referir-se à luminosa frase do seu mestre e amigo Luiz de Mattos:

Essa nossa Doutrina não pertence singularmente a ninguém, mas sim a toda a humanidade”.

E Henrique continuava, dizendo: sendo ela de toda a humanidade, temos como obrigação carregá-la nas nossas bagagens e introduzi-la onde forem as nossas paragens. E assim aconteceu em toda parte do mundo por onde andam os cabo-verdianos emigrados. Em África foi em Angola e Senegal; na Europa fez-se presente em vários países.


Clique para OUVIR a Limpeza Psíquica
Nos Estados Unidos, cabo-verdianos emigrantes fundaram o Racionalismo Cristão em 1927, razão de hoje estarmos a celebrar essa data histórica. Hoje, utilizando a nova tecnologia, a sede do Racionalismo Cristão, no Brasil, vem fazendo excelente trabalho de divulgação da Doutrina por todos os cantos do planeta.

ou
Isto para ressaltar o que o Racionalismo Cristão nos vem ensinando o fato que no planeta em que estamos inseridos não existe a perfeição.

Devemos sentir orgulho dos valorosos seguidores do mestre Luiz de Mattos, que, pela dedicação dos seus valores, nos proporcionou um planeta mais espiritualizado e com menos sofrimento.”

Clique para OUVIR a Limpeza Psíquica
Origem do Racionalismo Cristão em Cabo Verde
Por Orlando Medina
Fonte: Jornal A Razão, Agosto-2017



CONVITE
A todos aqueles que por algum motivo sofrem com as decepções e reveses da vida, ou aqueles que vivem num momento de bonança, aceitem nosso convite para se conhecerem e estudar os princípios filosóficos espiritualistas do Racionalismo Cristão!

Nós estudiosos da Filosofia Espiritualista Racionalista Cristã, fundada pelos humanistas, Senhores Luiz José de Mattos e Luiz Alves Thomaz, convidamos todos a assistirem as reuniões espiritualistas e conhecer os benefícios da corrente fluídica em uma de nossas Casas mais próximas, que acontecem às 2as, 4as, e 6as feiras, das 20,00 às 21,00 horas e as portas ficam abertas das 19,20 às 20,07 horas. A entrada é franca e todos são bem-vindos!

Visite nossa Filial Pawtucket
a entrada é franca e todos são bem-vindos!

12 Waldo Street
Pawtucket, Rhode Island 02860